Pular para o conteúdo

Medição da pressão arterial pode variar de acordo com o braço utilizado.

Aferir a pressão arterial nos dois braços pode reduzir o risco de complicações cardiovasculares

Quase sempre ao aferir a pressão arterial, as pessoas verificam apenas um braço. No entanto, um estudo descobriu que faz diferença verificar a pressão nos dois braços de maneira alternada.

Os pesquisadores examinaram 3.390 pessoas com idade acima dos 40 anos e sem doenças cardiovasculares ao longo de um período de mais de 13 anos. Durante a pesquisa, 598 participantes sofreram o primeiro ataque cardíaco, derrame ou outro problema cardiovascular. Mais um quarto dessas pessoas apresentou uma diferença de 10 ou mais na pressão arterial sistólica dos dois braços, medida em milímetros de mercúrio.

O estudo descobriu que uma diferença de 10 na leitura dos braços aumentava o risco de incidentes cardiovasculares em aproximadamente 38%, e o aumento não está relacionado com as variáveis idade, colesterol, índice de massa corporal ou outros fatores de risco cardiovasculares.

Esse especialista confirma os dados da pesquisa e defende que o melhor é mesmo aferir a pressão arterial em ambos os braços. Normalmente, os indivíduos têm nos dois lados os mesmos valores de pressão, mas em algumas circunstâncias, por alguma doença vascular ou até por uma diferença anatômica, o indivíduo pode ter um lado com o vaso um pouco mais estreito e a pressão arterial aparece mais baixa.

É importante que na primeira consulta seja feita a avaliação da pressão dos dois lados e que se adote como o valor da pressão do indivíduo o valor que um assalto.

A pesquisa recomenda que o aferimento da pressão arterial em ambos os braços deve ser uma rotina, já que a hipertensão mata por ano 7 milhões e 600 mil pessoas no mundo, devido a complicações como AVC, infarto e várias outras. No Brasil, ela é responsável por 300 mil mortes por ano. O especialista recomenda que a saída é buscar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, com frutas, verduras, legumes e cereais.

É importante ter um equilíbrio na alimentação e uma boa fonte de proteínas. As fontes de proteínas são os leites, mas é necessário evitar gorduras e a carne gorda. Além disso, é importante fazer atividade física regular e não fumar.

Fonte: PUC Goiás – Pressão arterial pode mudar de acordo com o braço no qual a mede 12 03 14 por PUC TV GOIÁS