Pular para o conteúdo

Mancha na pele pode indicar diabetes ou câncer – saiba mais


Olá! Sabia que existe uma mancha muito característica de quem convive com o diabetes, mas ela também pode ser um sinal de câncer? É sobre isso que vamos falar hoje aqui no canal Um Diabético. Como identificar e como tratar, todas essas respostas eu trago nesse vídeo. Então, já faz o seguinte: inscreva-se aqui no canal, aperte o sininho, dê o seu joinha e vem comigo!
Olá, eu sou o Tom Bueno, um diabético. Primeiramente, eu quero agradecer ao Dr. Felipe Ribeiro por participar do canal Um Diabético. Bem-vindo, Dr. Felipe.
Obrigado, Tom. Eu agradeço seu convite. Agora, eu quero entender que mancha é essa que pode dar o diagnóstico de diabetes, mas também pode ser um câncer.
Ela é uma mancha escura e áspera, com bolinhas em cima, que aparece na região do pescoço, cotovelo ou atrás do joelho, geralmente na região de dobras. O nome dela é acantose nigricante. Na maioria das vezes, a gente olha e pensa que essa pessoa tem diabetes e geralmente é um pouquinho gordinha, mas ela pode significar um câncer que é igualzinho ao câncer de estômago. Por isso é importante saber identificar essa mancha porque ela pode dar um diagnóstico completamente diferente.
É exatamente. Você pode falar para a pessoa: “Olha, você tem diabetes e você tem que tratar com endócrino. Vai ter uma modificação alimentar, masculina e tal”. Ou a gente pode ver que é um câncer. A história, geralmente, é a seguinte: como é que a gente suspeita que aquela mancha é um câncer? Se aquela pessoa está emagrecendo, se ela tem coceira associada ou se ela tem a mancha lá e acabou de aparecer, então a pessoa nunca teve e, de repente, apareceu essa mancha. Esse aparecimento súbito deve fazer com que o médico observe um pouco melhor à procura do câncer.
E no caso do diabetes, essa mancha ela aparece com o tempo também, ela vai aumentando com o passar do tempo, ficando mais escura e vai aparecendo bolinhas. No caso do câncer, ela é de uma hora para outra. A pessoa não tinha nada e ela apareceu com a mancha. Com relação ao tratamento, a massagem tem relação com o câncer. Ela desaparece com o tratamento do câncer. Do diabético, ela fica lá. A gente não tem um tratamento para ela ainda.
A manchinha pode ser característica do diabetes tipo 2, no caso, já como a evolução é um pouquinho arrastada. Então, se a pessoa perceber uma manchinha dessas, o importante é procurar um especialista, mesmo que a pessoa já tenha diabetes, ela tem a marcha. A mancha pode ser, também, do diabetes, mas pode ser que outro diabético tenha câncer. Então, é sempre interessante que o paciente, quando tiver qualquer alteração de pele, principalmente essas manchas escuras, não atrase muito em procurar o dermatologista.
O que pode ser um divisor de águas no tratamento e na vida da pessoa. E aí, Dr. Felipe, obrigado pela participação. Sempre com informações claras e objetivas, ajudando muita gente.
Obrigado, Tom.
Fonte: NÃO É SÓ UMA MANCHA: PODE SER DIABETES OU CÂNCER por Um Diabético