Pular para o conteúdo

Mammillaria Bocasana: Cuidados e Razões para Evitar o Excesso de Vasos – Simone Felic.

Música

Olá pessoal! Eu encontrei a identificação desses dois cactos pelos maravilhosos aqui, que com um é a Mammillaria bocasana e outro o Mammillaria anniana (ou annae) rosa-flora. A diferença desses dois aqui é que esse aqui tem uma flor cor de rosa e eu vou deixar no início do vídeo a florzinha dele pra vocês verem a diferença, e esse daqui tem uma flor pink muito fofinha também. As flores são diferentes, mas o gênero é o mesmo.

Eu amo esse tipo de cacto porque ele é peculiar. É uma das características que mais me chama atenção e uma das que mais gosto nos cactos. Eles estão plantados nesses vasinhos pequenos, mas eu vou replantar com vocês. Vou colocá-los num novo vaso maior. Esse daqui eu comprei faz pouco tempo, então tirei daqueles vasinhos bem miudinhas que você já conhece e botei pra esse que é um pouquinho maior. É uma mania que eu tenho. E esse daqui já tenho bastante tempo. Eu tenho postagem lá no blog. Esse aqui dá uma flor pink muito bonita. Ele não gosta muito de carinho, tanto que se passar assim há muito a mão e forçar em cima, os espinhos em forma de anzol agarram na mão. Ele é bastante espinhento. Tem uma mudinha aqui, ok? Eu vou tirar também. Esse daqui foi um cacto que passou por aquela praga que apelidei carinhosamente de “tesourinha” e a regra geral é praticamente igual.

Vocês podem ver que ele é bem gordo, show. Ele é bastante gorducho, armazena bastante água. Então tem que tomar cuidado com a rega. A regra é bem pouquinho e um segredo. Tem que deixar o solo secar e mesmo depois de estar seco é tem que deixar vários dias ainda seco para assim você regar novamente. Ele gosta do solo seco e se deixar ele muito tempo com o solo molhado ele apodrece facilmente.

Outra coisa também é bem particular dele: a adubação com muito nitrogênio. Eu estou falando isso porque eu já tive experiência com o primeiro cacto desse daqui que eu deixei apodrecer. A Roseira Flora por causa da adubação com muito nitrogênio. Não é legal isso para os cactos. De maneira geral, a adubação que tenha muito nitrogênio os cactos não precisam, na verdade, de muita doação ou quase zero, bem dizer. Eu não tenho esse costume de adubar demais. Tanto que o adubo que eu uso agora está sendo só uns, eu misturo o ônibus na água e aí eu coloco, eu rego as minhas plantas e esse cacto aqui, em particular, ele não gosta de muita doação. Ele não gosta muito de uns. Ele se dá super bem dessa forma.

O replante eu vou fazer com vocês, prometo. Vou comprar um vaso maior e vou colocar ele no vaso maior. Tanto este como esse eu vou fazer vários vasos diferentes porque eles são de flores diferentes. Então, eu gosto de estar aumentando a quantidade de vasos aqui porque se eu juntar eles e bater uma praga ou tiver algum problema no solo é eu posso perder duas plantas. Então, essa é a minha mania de plantar em vasos individuais. Por isso que eu tenho tanto vaso, porque cada espécie eu gosto de estar nos seus vazios individuais.

E outra coisa: deixa a seco. Deixa ele seco que ele gosta. Não fiquem agoniados porque o solo estiver seco ali muito tempo porque ele gosta. Menos pra ele é mais. E eu vou deixar foto da flor do Mammillaria anniana rosa-flora e vou deixar foto do Mammillaria bocasana santana que também, pra vocês verem no início ou no final do vídeo pra vocês verem a diferença dos dois.

Também quero fazer uma indicação de canal que é o “Dedinho Verde”. Depois que vocês terminarem de assistir o vídeo aqui, deem uma passadinha lá e confiram um canal dele que ele também tem muitas plantinhas pra mostrar pra vocês, ok?

Era essas plantinhas que eu queria mostrar hoje pra vocês e eu vou ficando por aqui. Curta, compartilhe, se inscreva e uma atração muito especial para todos vocês.

Tchau!

Fonte: Mammillarias bocasana e porque o excesso de vasos! Simone Felic por Simone Felic