Pular para o conteúdo

Losartana: saiba o que fazer se o seu lote for recolhido

Losartana: saiba o que fazer se o seu lote for recolhido

Falaremos agora sobre o medicamento Losartana, que é usado para o controle da Hipertensão. Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a interdição e o recolhimento de alguns lotes desse remédio produzido por diversos fabricantes.

Por isso, se você faz uso ou conhece alguém que faz, fique atento às orientações. Essa o medicamento Losartana é usado para tratar a chamada pressão alta e, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, esse anti-hipertensivo é um dos remédios mais usados para insuficiência cardíaca no Brasil.

O recolhimento de lotes de vários laboratórios foi determinado após análise da Anvisa. O controle da Anvisa é muito rigoroso e foi identificado alguns lotes desse medicamento Losartana a presença de uma impureza chamada ácido e essa impureza é impossível e a distribuição destes medicamentos nesses lotes tá então é muito importante lembrar que esse lote destes laboratórios é que estão sendo recolhidos o medicamento Losartana. Ele não saiu de linha, ele continua sendo fabricado por outros laboratórios.

Portanto, a orientação que deve ser feita para a população é que quem faz uso deste tipo de medicamento chamado Losartana não pare de fazer seu tratamento. Não pare de usar seu medicamento para tratamento da hipertensão arterial. Para saber se o medicamento que tem em casa faz parte dos lotes interditados e passíveis de recolhimento, o usuário deve consultar o site da Anvisa. Lá encontrará a lista completa dos laboratórios, enumeração dos lotes que devem ser devolvidos na farmácia e a vigilância da Anvisa irá fazer o recolhimento deste material, destes medicamentos, no local. Em baixa, esse medicamento será trocado por um outro de lote validado.

É importante dar continuidade ao tratamento e não suspender o uso do medicamento. Os riscos de ficar sem a medicação são muito graves, pois a hipertensão arterial ela leva a um quadro de infarto, leva a um par de acidente vascular cerebral, leva a um quadro de derrame, leva a várias manifestações graves. Tão importante é que a população tem em mente que a Losartana não parou de fabricar. Ela continua sendo comercializada. É importante manter o uso deste medicamento.

Mas é que deve prestar atenção na hora da compra: o lote do medicamento e o laboratório. E a recomendação da Anvisa é que o paciente procure o serviço de atendimento ao cliente do laboratório para se informar sobre como fazer a troca por um lote que não esteja contaminado. O número do telefone deve estar na caixa e na bula do medicamento.
Fonte
( JC 27/06/2022) RECOLHIMENTO LOSARTANA. por TV Princesa Varginha-MG