Pular para o conteúdo

Losartana: Como usar, riscos, efeitos colaterais e prevenção de AVC e infarto.


No dia a dia do consultório, como neurocirurgião, lido muito com pacientes idosos que geralmente fazem uso de outras medicações com indicação cardiologia, e frequentemente perguntam sobre a relação entre essas medicações e sua saúde, como é o caso da Losartana.
A Losartana é um medicamento prescrito para o tratamento da hipertensão arterial, que é uma das doenças crônicas mais comuns na população brasileira. Muitas vezes, mesmo com a prática de atividades físicas, uma dieta saudável e sem excessos, e sem sobrepeso, a hipertensão pode estar presente e nesses casos é indicado o uso do medicamento prescrito pelo cardiologista.
Um dos aspectos importantes da prescrição da Losartana é que ela deve ser tomada continuamente, pois é uma forma efetiva de prevenção de eventos cardiovasculares, tais como infarto e AVC, que são algumas das doenças que mais matam no Brasil.
Em alguns casos, os pacientes podem apresentar efeitos colaterais como tontura, dor de cabeça ou hipotensão, mas normalmente são sintomas passageiros ou que podem ser controlados. Portanto, é fundamental que o paciente não interrompa o uso do medicamento sem que o seu cardiologista avalie o seu caso para uma descontinuação cuidadosa e segura.
Sendo assim, a Losartana é um medicamento importante para o tratamento da hipertensão arterial e para a prevenção de eventos cardiovasculares, e seu uso adequado deve ser orientado pelo cardiologista que acompanha o paciente.
Fonte: LOSARTANA – Como usar, riscos e efeitos colaterais. PREVINE AVC e INFARTO? por Julio Pereira – Neurocirurgião