Pular para o conteúdo

Lipotimia: descubra seus sintomas e relação com tontura | Dr. Tontura


Você já sentiu uma tontura que te deixou com a sensação de cabeça atordoada, vista apagando e quase desmaiando, mas não chegou a desmaiar? No vídeo de hoje, o médico neurologista Saulo vai falar sobre a queda de pressão arterial que gera esse tipo de tontura. Existem vários tipos de tontura, como desequilíbrio, vertigem e tontura de origem clínica, mas o subtipo que ele quer abordar hoje é a tontura de origem clínica cardiológica, ou seja, causada pela pressão arterial.
A queda transitória na pressão arterial pode causar a sensação de quase desmaio, corpo mole, vista apagando, além de palidez, sudorese, dor no peito e batedeira no coração. Esse tipo de tontura pode ser gerado quando a pessoa levanta muito rápido, em locais abafados, em situações estressantes, com esforço físico, no banheiro e até mesmo sem uma causa aparente.
O problema por trás dessa tontura pode estar no coração ou no reflexo neurológico que controla a pressão arterial. Doenças cardiológicas, como o coração inchado ou fraco, infarto, arritmias, ou problemas de abertura e fechamento das válvulas podem causar queda de pressão arterial, assim como doenças neurológicas, como a doença de Parkinson, atrofia de múltiplos sistemas, ou síndromes disautonômicas. Mas na maioria das vezes, o problema é a síndrome vasovagal, que acontece em jovens, mulheres, pessoas magras e ansiosas, e é gerada por uma pré-disposição do reflexo neurológico.
O tratamento da lipotímia depende da causa, podendo ser um tratamento cardiológico, neurológico, ou medidas comportamentais para evitar a queda de pressão, como aumentar o consumo de água, sal, evitar locais abafados, entre outros.
Se você se identifica com esse tipo de tontura, não deixe de buscar um especialista em tontura para desvendar o motivo e buscar o tratamento adequado.
Fonte: Queda de pressão arterial gera tontura? Saiba o que é Lipotimia e como se manifesta? | Dr. Tontura por Neurologia e Psiquiatria