Pular para o conteúdo

Lidando com cobranças ansiosas: Conselhos de Luiz Felipe Pondé


Como lidar com as cobranças que causam ansiedade
Uma solução que muitas pessoas encontram é tomar ansiolíticos, seja qual for o tipo, que às vezes ajudam. Mas para além dessa solução psicofarmacológica, acredito que quanto mais você estiver obcecado pelo sucesso e acreditar em qualquer coach picareta por aí, a chance de você ficar mais ansioso é maior. Porque essa ansiedade está muito ligada ao estilo de vida pautado por resultados, eficácia e uma agenda de entrega de resultados.
Não existe fórmula para escapar das cobranças que causam ansiedade, pois isso está escrito na estrutura nas relações do mundo. Cada vez mais, a ansiedade desse tipo deverá ser pior, inclusive já é pior do que era 20 anos atrás, e deverá ficar pior em 20 anos porque cada vez mais você precisa se programar, se preocupar com o efeito das suas atitudes e tem muita informação vagabunda por aí.
O caráter ansiogênico das cobranças da vida contemporânea determina uma espécie de ansiedade social de base sociológica, que está escrito no modo de produção que implica em competitividade e resultados. Isso não vai melhorar, então a tendência é que a sociedade só piore.
Se você conseguir ser uma pessoa que se preocupa menos com absolutamente tudo e que tenha resultados maravilhosos, talvez você fique um pouco menos ansioso. Agora, o que eu acho mais curioso nesse tema de ansiedade contemporânea são as pessoas que resolvem estudar comunidades naturais auto sustentáveis e veem pessoas super neuróticas lá dentro querendo controlar todo mundo, garantir que gente que não tem a ver com eles seja penetre e que começa no final das contas se tornando como toda comunidade tóxica comportamental, numa forma de opressão absoluta.
Fonte: Como lidar com as cobranças que causam ansiedade? | Luiz Felipe Pondé por Luiz Felipe Pondé