Pular para o conteúdo

Labirintite: Entenda o que é, Sintomas e Tratamentos

Labirintite

É comum ouvirmos as pessoas dizerem que estão com labirintite quando se sentem enjoadas ou tontas. Mas, para fazer esta afirmação, é necessário ter um diagnóstico médico, pois esta doença exige muitos cuidados e tratamento adequado.

Agora entendo o porquê. A tontura é uma sensação muito comum para quem sofre de labirintite, um termo usado para simbolizar um processo infeccioso do labirinto. Este é um espaço dentro do ouvido preenchido com líquido, por células sensoriais responsáveis por uma fração importante do equilíbrio do nosso corpo.

A infecção pode ocorrer por vírus e bactérias e por outros problemas de saúde, mas também pode ser causada por outras alterações, como otites, tumores do nervo auditivo da região do labirinto, alterações do sistema nervoso, às vezes doenças degenerativas do sistema nervoso e de uma maneira sistêmica, ou seja, uma maneira do organismo como um todo. Vários tipos de problemas, como diabetes, pressão alta, baixa da micose, alterações do tipo aumento do colesterol ou do ácido úrico, podem causar labirintite.

Mas também existem tonturas que são causadas por problemas de ansiedade, stress, pancadas no pescoço ou na cabeça, consumo de bebida alcoólica, cigarro e café. Esses hábitos podem proporcionar a alteração no funcionamento do labirinto. Por isso, é importante lembrar que não é qualquer tontura que deve ser relacionada ao termo labirintite.

O que a pessoa deve fazer, em primeiro lugar, é procurar um especialista em otorrinolaringologia para que ele possa identificar qual é o tipo de problema, pois existem tipos diferentes de tontura. As alterações do labirinto geralmente são relacionadas a uma tontura chamada vertigem, aquela que dá a sensação de que o ambiente ou corpo está rodando. Mas também podem aparecer sinais de náusea, enjôo, vômito, perda de audição.

Mais de 85% a 90% dos casos de vertigem têm a causa no labirinto. Por isso, é importante fazer esse tipo de diferenciação e, uma vez feita, o diagnóstico não vai saber se a causa é o próprio ouvido ou se há alguma causa no organismo que está levando aquele problema.

Para confirmar o diagnóstico de labirintite, o médico pode solicitar um exame do labirinto. Depois de confirmado o diagnóstico correto, o médico analisa a possibilidade de indicar alguns medicamentos para tratar a labirintite. Os três medicamentos vasodilatadores ajudam a melhorar um pouco o fluxo de sangue como um todo para o cérebro. Você tem antidepressivos que podem impedir a recaptação de algumas substâncias no sangue e vão fazer com que a pessoa não tenha a tontura. Você tem um sítio lítico os medicamentos para tranqüilizar a pessoa a brinde tem cura na maioria das vezes.

Por isso, procure seu médico ao desconfiar dos sintomas. Para saber mais sobre labirintite, acesse em a vida ponto com.br.

Fonte
Labirintite: conheça as causas da doença que provoca tontura por Minha Vida