Pular para o conteúdo

Ivermectina: Saiba o que é e para que serve o medicamento

A ivermectina é usada há mais de 40 anos no combate de infecções por certos parasitas, como a strongyloidose, ascariase, elefantíase, escabiose e alguns outros protozoários. É um medicamento seguro e eficaz, desde que seja utilizado de forma racional, com indicação específica e orientação médica, respeitando a dosagem de acordo com o peso corporal.

É bem absorvido pelo trato gastrointestinal, tem uma ação específica e eliminação pelas fezes e urina em até 12 dias. Além disso, é excelente no caso de infestação por piolhos.

Como todo medicamento, existem vantagens e desvantagens. As principais vantagens são a alta eficácia contra vermes e o tempo curto de terapia, reduzindo a possibilidade de efeitos colaterais. Ela está na lista da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, mas não é de uso contínuo.

Entre os efeitos colaterais, há a possibilidade de ocorrer diarreia, náuseas, dor abdominal, falta de apetite, prisão de ventre, vômito, tontura, sonolência, vertigem, tremor, febre, coceira, lesões na pele ou outra manifestação diferente. É importante consumir com estômago vazio, com a certa quantidade de água, duas horas após as refeições. Também pode alterar resultados de alguns exames.

Até o momento, não há medicamentos aprovados pelas autoridades médicas e sanitárias para prevenir ou tratar o Covid-19. No entanto, há pesquisas terapêuticas contra o Covid-19, como um estudo recente que sugere que a ivermectina inibiu a replicação do SARS-CoV-2 in vitro com muita eficácia em apenas 24 horas.

Apesar da possibilidade remota de cura, a sugestão é arriscar o uso da ivermectina juntamente com outras soluções para salvar vidas. É importante praticar hábitos saudáveis para manter o sistema imunológico sempre ativo e pronto para proteger o corpo.

Link do e-book sobre os 5 erros comuns que prejudicam a saúde está disponível na descrição do vídeo.

Fonte: IVERMECTINA: O que é? Para que serve? por Angela Xavier