Pular para o conteúdo

Isquemia do coração.

Isquemia Cardíaca – Doença Isquêmica do Coração

A isquemia cardíaca é a falta de oxigênio para uma determinada área irrigada, ou seja, provida de sangue por uma artéria coronariana. A doença mais frequente é a crônica, causada pela doença aterosclerótica coronariana, que é a deposição de placas de cálcio misturado com gordura e plaquetas na parede da artéria por dentro.

Essa é mais frequente porque é uma doença crônica que vai se desenvolvendo ao longo do tempo e acaba causando obstrução, fechando a luz das artérias e fazendo com que haja menor chegada de sangue rico em oxigênio para aquela região do coração. Os sintomas mais comuns são dores muito fortes e intensas, além de muito cansaço.

Tratamento

Os tratamentos estão baseados nas fases da doença, e existem vários exames para detecção, desde o eletrocardiograma, que é um exame simples, rápido e barato, até mesmo o cateterismo, que é o exame padrão ouro para detectar e é o mais utilizado. Baseado nesses recursos que nós possuímos hoje, os tratamentos mais frequentes são:

  • Tomar remédios e fazer atividade física e dieta;
  • Fazer angioplastia, que é colocar umas bolinhas nas artérias para abrir mais a tese e passar o sangue;
  • Fazer cirurgia para colocar pontes no coração, desde que o paciente tenha força razoável para boa e mais de duas ou três lesões.

Quando a cirurgia é indicada, é preciso fazer um bom preparo psicológico, pois isso influencia bastante no pré e no pós-operatório. Além disso, é importante fazer atividade física regularmente, controlar o peso adequado e evitar o uso abusivo do álcool e o não uso do tabaco.

Existem diversas situações que, se utilizadas e abordadas de modo adequado, podem prevenir e reduzir o número de pacientes que necessitem de um tratamento cardiológico.

Fonte: ISQUEMIA CARDIACA por Logística Cidade Nova