Pular para o conteúdo

Interpretação de Exame de Tireoide pelo Médico Dr. Lucas Fustinoni – CRMPR: 30155

Interpretação do hormônio da tireoide

Hoje aqui no Canadá, vamos falar um pouco sobre a interpretação do hormônio da tireoide. Quando você receber o laudo, é claro que poderá pensar que aquilo é um problema. Mas, antes de tudo, vamos entender como funciona o sistema da tireoide.

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta que está localizada no pescoço. Quando alguém fala em tireoide, na verdade está fazendo referência a possíveis problemas de tireoide. O mais comum, principalmente em mulheres, é a falta do hormônio tireoidiano, o que leva a pessoa a precisar tomar o hormônio correspondente.

A tireoide recebe o sinal de uma glândula hipófise, que produz um hormônio chamado TSH que, por sua vez, vai estimular a produção dos hormônios T3 e T4 pela tireoide.

Quando olhamos o exame da tireoide, o médico solicita exames como o TSH e o T4 livre. O T4 livre é o hormônio que faz a função na tireoide. Este é o produto que a tireoide fabrica após estimulação pela TSH.

Para entender como o hormônio da tireoide funciona, vamos dar um exemplo simples: imagine que existe uma fábrica que produz colchões, que tem um chefe que manda a produção. Se ele manda produzir muitos colchões, a fábrica aumenta a produção, caso contrário, ele pressiona a fábrica para produzir mais. Esse é o mesmo processo que acontece com a tireoide. Se o TSH está elevado e o T4 livre está baixo, é como se o chefe estivesse mandando um sinal à fábrica, mas ela não está produzindo.

Por outro lado, em casos de hipertireoidismo, a fábrica está produzindo demais, ou seja, produzindo hormônio em excesso. O TSH fica baixo/suprimido, como se o chefe não precisasse mais mandar mais informações à fábrica para produzir colchões. Já em casos de hipotireoidismo, a produção de hormônio é insuficiente, ou seja, a fábrica não está produzindo o necessário e o T4 fica baixo.

Às vezes, mesmo com números altos, é preciso considerar a interpretação de acordo com os exames de cada paciente, mas é importante sempre contar com a ajuda de um médico.

Esperamos que esse exemplo tenha ajudado um pouco a entender mais sobre a sua saúde.

Autor: Lucas Chinone

Fonte: Como interpretar seu exame de Tireoide | Dr Lucas Fustinoni – Médico – CRMPR: 30155 por Dr Lucas Fustinoni