Pular para o conteúdo

Insônia: o que é e como tratar utilizando a medicina do sono?

Quem ainda não teve uma noite agitada em que só não veio porque tentou dormir, mas o sono não chegava ou então que conseguiu dormir, mas acordou no meio da noite e não consegue voltar a dormir? Isso é chamado de insônia, dificuldade para conseguir iniciar o sono, para manter o sono ou ter um despertar precoce. Mas será que todas as vezes que a gente tem isso, nós temos insônia? Não, isso precisa acontecer por um período maior do que três meses e principalmente ter consequências durante o dia para que se possa chamar de insônia.

Então, a dificuldade de iniciar o sono que no dia seguinte a pessoa sente falta desse sono, não consegue se concentrar, não consegue aprender, têm dificuldade para realizar suas tarefas é considerada uma insônia.

Existem casos especiais em que um médico pode estar um diagnóstico de insônia mais recente, que é o que chamamos de enxurrada de ajustamento, que aquela insônia que acontece em frente uma situação muito específica, como por exemplo, a perda de um ente querido em que a pessoa não consegue dormir ou adormecer nas noites. Isso é uma insônia de ajustamento, mas esse não é o transtorno de insônia crônica, como nós chamamos. Quem pode fazer essa diferenciação dos transtornos de insônia é o seu médico através de um diagnóstico clínico.

Para a insônia, a história clínica é o mais importante elemento que vai conseguir fechar o diagnóstico, somente ela associada a todos os sintomas que o paciente, a pessoa possa estar apresentando e estejam relacionadas a essa dificuldade em dormir pode fechar o diagnóstico de insônia.

O tratamento da insônia comportamental é principalmente não medicamentoso, onde são os incluídos vários elementos de higiene do sono, terapia cognitivo-comportamental, algumas atividades físicas. O horário em que a pessoa realiza suas atividades e tal não está interferindo na sua habilidade de adormecer são os itens mais importantes para começarmos a fazer o tratamento adequado da insônia.

Fonte: Medicina do Sono: O que é a insônia? por Hospital Israelita Albert Einstein