Pular para o conteúdo

Infecção Urinária: Como Evitar e Tratar? Dicas Valiosas.

O que é infecção urinária?

A infecção urinária é um problema de saúde que ocorre quando bactérias se instalam no sistema urinário. As bactérias podem se concentrar principalmente na bexiga e, nesse caso, a infecção é chamada de cistite. Os sintomas mais comuns incluem dor ao urinar e aumento da frequência urinária, podendo ou não haver dor na região suprapúbica. Quando as bactérias afetam a região renal, a infecção é chamada de pielonefrite. Além dos sintomas urinários, o paciente pode apresentar febre e dor lombar.

Quem pode ter infecção urinária?

Mais de cinquenta por cento das mulheres podem ter pelo menos um episódio de infecção urinária ao longo da vida. A infecção urinária pode ter um impacto econômico para o paciente, além de um risco de mortalidade se a paciente for idosa. Os fatores de risco variam de acordo com a idade e a situação da paciente. Na idade reprodutiva, a infecção urinária pode estar relacionada à relação sexual. É muito importante urinar após a relação sexual, pois isso pode prevenir até cinquenta por cento dos episódios. Por outro lado, pacientes na pós-menopausa podem apresentar infecção urinária devido ao ressecamento vaginal. A falta de hormônio feminino no sistema geniturinário predispõe à infecção urinária.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da cistite feminina é feito através da documentação de bactéria na urina, através do exame de urocultura do jato médio. Na uretrite masculina, o diagnóstico é feito com a identificação da secreção uretral. Na prostatite masculina, o diagnóstico é feito através dos sintomas de dificuldade urinária, febre, dificuldade importante para esvaziar a bexiga, do PSA elevado e da documentação de inflamação e bactérias na urina do primeiro jato.

Como é tratada a infecção urinária?

Para a cistite feminina e para a uretrite masculina, é indicado o tratamento com antibióticos por via oral por um curto período de tempo. Já na prostatite, por ser uma inflamação mais grave, geralmente é necessário hospitalizar o paciente com o uso de antibióticos endovenosos e acompanhamento rigoroso. O tratamento deve ser acompanhado até o final, conforme orientado pelo médico. Alguns cuidados simples de higiene são fundamentais para a prevenção dessas infecções, assim como o uso de preservativo durante a atividade sexual e a limitação ao máximo do número de parceiros sexuais desconhecidos.

Fonte: O que é bom para evitar e tratar a infecção urinária? por Hospital Santa Clara