Pular para o conteúdo

Infecção Dentária: Sintomas, Tratamento e Riscos.

Fala meu amigo, fala minha amiga! Seja muito bem-vindo a mais um vídeo do nosso canal Dentista Responde.

No vídeo de hoje, vamos falar sobre uma dúvida muito comum entre os pacientes: o que é uma infecção dentária, quais as suas causas e como é feito o tratamento.

Antes mais nada, precisamos entender do que se trata uma infecção. Na odontologia, ela é uma doença na qual ocorre a corrosão da superfície dos dentes até as suas camadas mais profundas, o que além de causar fortes dores por causa da exposição dos nervos que estão em seu interior, facilita o surgimento de outras doenças infecciosas. Os agentes causadores dessas infecções são os microrganismos, como as bactérias. A causa mais comum de infecção dentária são as caries que ocorrem devido à ação da placa bacteriana na boca.

Como sabemos, a boca é a região do nosso corpo que naturalmente possui o maior número de bactérias, o que é muito importante para o nosso organismo que se beneficia por muitos motivos com a sua presença. O problema é que quando não há uma higienização satisfatória da boca, algumas dessas bactérias passam a se acumular nos dentes, formando placas e se não houver um tratamento adequado, ocorre inflamação na polpa do dente, o que provoca dor característica e a formação de pus e quadros mais avançados. Além disso, outra causa recorrente da infecção dentária é a doença periodontal, que é o estágio agravado de gengivite, da qual já falamos em outro vídeo no nosso canal.

Ela ocorre também devido a uma higienização insuficiente da boca e pela demora em ir até o dentista para remoção de tártaros, que passa a se expandir na superfície dos dentes e provoca a retração e irritação da gengiva. Além disso, ao atingir as regiões mais basais do dente, atua assim como as bactérias, no processo de corrosão da sua estrutura até as regiões mais profundas e expondo a infecção.

Já podemos perceber o quanto a prevenção é importante. Por isso, é sempre reforçado a necessidade de manter uma ótima higienização da boca, para evitar não apenas o acúmulo de tártaro e bactérias que possam ocasionar infecção dentária, mas também diminuir as chances da ocorrência de qualquer outro problema relacionado à saúde bucal. Além disso, a visita constante ao dentista é outra conduta preventiva primordial, pois assim é possível obter um diagnóstico profissional que trata precocemente todos os fatores que podem levar ao surgimento da infecção dentária.

No entanto, se a doença já se iniciou, o foco se torna tratá-la quanto antes. Quando a corrosão ainda está em fase inicial, uma simples e higienização e restauração dos dentes afetados podem solucionar o problema. Contudo, se eles forem corroídos até a polpa e o paciente relata dor, aí já é preciso o tratamento de canal, que consiste na remoção da polpa e a sua desinfecção e a colocação de um material que vai selar o dente. Quando mais graves, ocorre a formação de pus, sendo também necessária a sua drenagem. Em alguns casos, é necessária a administração de antibióticos para eliminar as bactérias que estão provocando infecção.

Espero que esse vídeo tenha lhe ajudado e se ficou alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários. Não esqueça de seguir a gente lá no Instagram, que é o @dentistarespondeoficial. Um grande abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: Infecção Dentária – sintomas e como tratar? É perigoso? por Dentista Responde