Pular para o conteúdo

Indicação do filme Labirinto – dicas de cinema.

E será que Labirin é um bom remédio para tontura? Será que ele é a solução para a maioria dos quadros de tontura?

Olá, meu nome é Everton Cardoso, sou médico otorrinolaringologista e, nesse espaço, estamos sempre conversando sobre tontura e outras doenças comuns da área de otorrinolaringologia.

É só uma pergunta relativamente comum no consultório: Labirin é um remédio muito popular, bastante utilizado, e as pessoas sempre querem um “remedinho” comprimido milagroso para resolver todos os problemas. E o que a gente tem conversado aqui é que tontura é um sintoma multifatorial e que os pseudos quadros de labirintite escondem outras doenças. Então, é improvável que um remedinho só resolva todos os problemas.

Sobre o Labirin, o que a gente sabe hoje é que é o nome comercial do princípio farmacêutico Beta China, mas Labirin é o nome mais usual e conhecido. A melhor indicação do Labirin hoje é para Doença de Meniere. Nós já conversamos sobre isso: Doença de Meniere é aquela cultura de forte intensidade que dura de horas até mesmo dia e que tem pelo menos um sintoma auditivo. Esse sintoma auditivo pode ser diminuição da audição ou pode ser flutuação da audição ao longo do dia. Tem hora que a audição está boa, tem hora que está ruim, mas também pode se manifestar através de zumbido, sensação de pressão nos ouvidos.

E como é que o Labirin funciona na Doença de Meniere? Se a gente imaginar que a Doença de Meniere é uma elevação da pressão dentro da cóclea, dentro do labirinto, o Labirin age diminuindo a produção desses líquidos e controlando a pressão dentro do labirinto. E aí, você tem um efeito de diminuir a tontura e diminuir esses sintomas auditivos também associados a esse quadro de diminuição.

O Labirin também tem um efeito fraco de sedativo do labirinto. Às vezes, quando a pessoa está tonta, é por uma alteração no tônus do labirinto. Como a gente tem dois labirintos, onde cada lado eventualmente um labirinto está funcionando melhor do que o outro, o efeito de funcionar um lado melhor do que o outro é que dá a sensação de tontura e os sedativos labirínticos agem reequilibrando esse tônus do labirinto.

O Labirin, como a gente falou, é um remédio seguro, bastante usual, mas se você está usando o Labirin porque a vizinha está usando, porque o seu colega de trabalho está usando, tome muito cuidado. É provável que você não melhore só com Labirin, porque você pode estar usando dose baixa, pode estar usando pelos motivos errados. O Labirin é sempre bom ser consultado por um médico especialista para fazer seu acompanhamento.

Pessoal, este vídeo informativo sobre Labirin é do canal dele. Se você acha que este vídeo fez sentido, se você acha que ele pode ajudar alguma pessoa que está com tontura, curte, compartilha, não deixa de seguir a gente nas redes sociais e muito obrigado por assistir o vídeo até o final. Até o próximo vídeo, tchau, tchau.

Fonte: Labirin e sua indicação por Dr. Everton Otorrino