Pular para o conteúdo

Incontinência Urinária: Causas e Tratamentos para Bexiga Nervosa.


Incontinência de Urgência

Incontinência de Urgência e a Síndrome da Bexiga Hiperativa

Olá mulherada, nesse vídeo vou falar sobre incontinência de urgência.

A incontinência de urgência está muitas vezes ligada à síndrome da bexiga hiperativa, que é chamada popularmente de bexiga nervosa. Cerca de 10% da população tem esse tipo de bexiga, sendo que um terço apresenta a incontinência de urgência.

A síndrome da bexiga hiperativa apresenta vários sintomas. A pessoa pode ter um ou pode ter vários desses, como por exemplo:

  • A pessoa sente vontade de urinar e tem que sair correndo para o banheiro;
  • Não dá tempo muitas vezes e aí ela perde urina no meio do caminho;
  • Pode ir ao banheiro várias vezes durante o dia ou durante a noite;
  • Também pode acordar várias vezes à noite, o que é um verdadeiro transtorno. A pessoa nem consegue dormir direito e isso faz com que ela fique insegura;
  • É muito comum uma pessoa que tenha bexiga hiperativa dizer que conhece todos os banheiros da cidade ou que toda vez que vai sair de casa ou sair de qualquer lugar, vai pro banheiro urinar. Ela não consegue, por exemplo, assistir um filme até o final. É um verdadeiro transtorno na bexiga hiperativa.

A bexiga hiperativa pode ser idiopática, ou seja, ela não tem uma causa conhecida, ou pode ser uma bexiga hiperativa neurogênica ligada às causas neurológicas. Por exemplo, um traumatismo raquimedular pode ter um comportamento de bexiga hiperativa.

Um dos tratamentos para a bexiga hiperativa é a fisioterapia pélvica. Aliás, a fisioterapia pélvica é a terapia de primeira escolha para o tratamento da bexiga hiperativa da incontinência de urgência.

O tratamento da incontinência de urgência, além dos exercícios do assoalho pélvico, que são importantes porque inibem as contrações da bexiga, o paciente também pode fazer a eletroestimulação. A estimulação pode ser feita intravaginal, então é colocado o eletrodo dentro da vagina com o uso de um líquido gel. Cada paciente tem o seu próprio método e isso faz com que haja sinais para o músculo assoalho pélvico e a contração do mesmo jeito dos exercícios no solo. A contração da bexiga toda vez que a pessoa contrai o períneo, ela vai inibir essa urgência de ir ao toalete. Isso é ensinado e, principalmente, se o paciente tem uma fraqueza é importante que se faça a estimulação.

O outro recurso ainda na estimulação é a estimulação do nervo tibial, o UNIT. Ele ajuda também a modular e a melhorar a coordenação, e inibe a contração da bexiga daquela bexiga nervosa, deixando-a mais calma e tranquila. Esses eletrodos são colocados no tornozelo e devem ser feitos tanto no consultório quanto domiciliar de diariamente. É bem tranquilo e o paciente pode estar vendo televisão e fazendo a estimulação.

A fisioterapia também trabalha muito bem e é muito bem associada com ótimos resultados junto ao tratamento medicamentoso. Então, sabendo disso, procure o fisioterapeuta e trate dessa incontinência. Vão parar de correr atrás de banheiro e começar a correr só atrás de felicidade.

Fonte: Incontinência Urinária de Urgência ( Bexiga Nervosa) por Mônica Lopes