Pular para o conteúdo

Importância dos lactobacilos para a saúde vaginal.


Dra. Laura: Por que os lactobacilos são tão importantes para a vagina?
Neste vídeo, eu, Dra. Laura Lúcia, vou responder a essa pergunta e falar sobre a saúde da mulher. É um infinito de assuntos que sempre gosto de abordar. Sejam bem-vindos ao meu canal, com dois milhões de inscritos! Toda quinta-feira tem vídeo novo, por isso, não se esqueça de se inscrever e ativar o sininho para não perder nada. Também espero vocês no meu Instagram.
Falando sobre a importância dos lactobacilos na saúde vaginal, digo que só há equilíbrio e bem-estar vaginal se houver a presença dessas boas bactérias na vagina. Os lactobacilos vivem naturalmente em nossa microbiota intestinal e microbiota vaginal. Microbiota é o nome correto dado para o conjunto de bactérias que habitam em um determinado ambiente. Portanto, a presença dos lactobacilos na vagina é fundamental para que o ambiente se torne saudável, graças às suas inúmeras propriedades antimicrobianas, muitas ainda desconhecidas.
Podemos dizer que a vagina é um grande território e os lactobacilos são soldados que defendem contra a invasão de outros microrganismos, como fungos, bactérias e vírus que possam estar em pequena quantidade ou que possam querer entrar na vagina.
Existem diversos mecanismos de defesa dos lactobacilos. O primeiro é a fixação dessas bactérias às células da vagina, impedindo que outros microrganismos nocivos se fixem e infectem o órgão. O segundo mecanismo é a produção de ácido lático pelos lactobacilos. Esse ácido é fundamental para inibir a proliferação de bactérias ruins e manter o pH da vagina ácido e fisiológico, equilibrado entre 3,8 e 4,2. Isso ajuda a cicatrizar mais rapidamente as infecções, inibe a inflamação, destrói os micro-organismos nocivos, diminui o risco de transporte de bactérias para o trato genital superior, como o útero, e diminui a quebra do tampão cervical que protege a entrada de infecções no útero.
Outros mecanismos de defesa dos lactobacilos são a produção de bacteriocinas, que são antibióticos naturais que matam bactérias, e a produção de peróxido de hidrogênio, um tipo de antibiótico natural especialmente eficaz contra bactérias da vaginose bacteriana, como a Gardnerella.
É importante ressaltar que os lactobacilos vêm do nosso intestino, da microbiota intestinal que povoam a microbiota vaginal. Portanto, pessoas com problemas intestinais, como intestino preso, fezes ressecadas, fezes tipo bolinha, dificuldade para evacuar, excesso de gases, má digestão ou estufamento, podem indicar um desequilíbrio intestinal e, consequentemente, vaginal. Por isso, é importante buscar uma alimentação equilibrada, rica em fibras, água e nutrientes, além de evitar alimentos industrializados, processados e cheios de conservantes.
Além disso, é preciso evitar fazer ducha vaginal, pois isso pode retirar o exército vaginal de lactobacilos. A higiene íntima deve ser feita somente na região externa, evitando roupas apertadas, calças lacradas por muito tempo e roupas sintéticas que aquecem demais e fazem os lactobacilos morrerem.
Por fim, é importante cuidar do uso do sabonete líquido íntimo com ácido lático, que é importante para manter a acidez da vagina e preservar os lactobacilos. Alguns alimentos são ricos em probióticos, como o kefir, a kombucha e os iogurtes, que podem ajudar no equilíbrio microbiológico do organismo.
Se tiver dúvidas ou suspeitar de algum problema vaginal, procure um ginecologista para avaliação e tratamento adequados. Lembre-se de que a saúde íntima é fundamental para a saúde da mulher como um todo.
Fonte: Por que os LACTOBACILOS são tão importantes pra vagina? por Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia