Pular para o conteúdo

Idoso falece após aguardar 9 dias por cirurgia de fratura no fêmur


Olha essa história agora: um homem de 66 anos leva um tombo, quebra o fêmur e vai para o hospital porque precisa fazer uma cirurgia. O hospital transfere o paciente para outro hospital onde seria feita a operação, mas o segundo hospital manda o paciente de volta por falta de exames. Nove dias nesse jogo de empurra-empurra e o homem, que não está mais entre nós, Dorival Santana Ribeiro, morreu no hospital.
O outro hospital: ambulância – hospital – ambulância – hospital – vai pra cá, vai pra lá, infecção, morreu. Assista à reportagem: o enterro do aposentado foi na cidade de São Roque, no interior paulista. Dorival Santana Ribeiro de 66 anos morreu esperando por uma cirurgia depois de sofrer uma queda no dia 30 de julho. O idoso foi internado no hospital do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, para guardar o procedimento. No dia seguinte, foi encaminhado para outro hospital para fazer a operação, mas a unidade mandou ele de volta por falta de alguns exames. O paciente foi obrigado a esperar.
Depois de nove dias internado, ele foi transferido para a UTI por causa de uma infecção pulmonar. “Foi muito difícil, muito, porque, na noite eu embora esteja bem, em mesmo não sabia de nada foi quando aconteceu isso que foi para o técnico sabendo. Na última terça-feira, seu Dorival acabou morrendo. Familiares acusam o hospital de negligência. Eu acho que não, eu acho que ele teria 56 mesmo, mais atenção ao caso dele. Eles procuraram a polícia civil para denunciar o caso. No boletim de ocorrência, a morte do aposentado está registrada como suspeita.
O hospital do Campo Limpo disse que lamenta o ocorrido e que já determinou a abertura de uma sindicância para apurar a morte de seu Dorival. Informou também que o prontuário médico do paciente está à disposição da família. Antes de se aposentar, o idoso era torneiro mecânico. Ele tinha sete filhos, viúvo e morava com uma das filhas.
Um problema sério precisa ser resolvido: a cirurgia e depois repouso. Depois repouso, só que o pai não volta, o marido não volta. A volta ou não volta, o pai não volta. Domingo, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o paciente foi encaminhado ao hospital do Padre para a realização da cirurgia um dia após dar entrada no hospital municipal do Campo Limpo. Ainda segundo a secretaria de saúde, o exame poderia ter sido realizado no próprio hospital do Padre sem necessidade de retornar o paciente à unidade municipal.
Por nove dias se passaram, e ele morreu sem burocracia. Caso de descaso que você remove uma pessoa com fratura de fêmur que não mata ninguém. Não conheço ninguém que morreu em consequência do fator de extremo. Mas ela saiu do hospital para o outro porque precisava fazer outros exames que poderiam ser feitos no hospital. Isso aqui é a polícia, que é por aí que a morte a esclarecer.
Fonte: Idoso com fratura no fêmur morre após esperar 9 dias por cirurgia por Balanço Geral

Marcações: