Pular para o conteúdo

Identifique os sintomas da herpes genital com nossas dicas.

Principais sinais e sintomas de doenças sexualmente transmissíveis

Olá! Eu sou o doutor Camisinha e minha luta é contra a AIDS e as doenças sexualmente transmissíveis. Sabia que a cada 20 minutos uma pessoa pega o vírus HIV no Brasil? E que 15.832 pessoas contraem uma DST por dia? Vamos falar dos sintomas mais comuns dessas doenças.

  • Após o contágio, os sinais e sintomas podem aparecer em média após seis dias e geralmente são pequenas bolhas agrupadas que se rompem e tornam-se feridas dolorosas no pênis, ânus, vulva, vagina ou colo do útero;
  • Essas feridas podem durar em média de duas a três semanas e desaparecem;
  • Outros sinais e sintomas são formigamento, dor, vermelhidão e coceira no local, além de febre, dores musculares, dor ao urinar e mal estar;
  • Os sinais e sintomas podem reaparecer dependendo de fatores como stress, cansaço, esforço exagerado, febre, menstruação, exposição prolongada ao sol, traumatismo e uso de antibióticos.

Lembre-se: antes do prazer, use a cabeça. Previna-se!

Quais são os sintomas do HIV?

Olá! Aqui é o doutor Camisinha novamente e vou responder uma das perguntas que mais recebo todos os dias: quais são os sintomas do HIV?

Ao contrário do que muita gente pensa, ser portador do vírus HIV não é igual a ter AIDS. Para o diagnóstico da AIDS, é preciso, além da presença do HIV, a existência de pelo menos uma doença causada pelo quadro de imunossupressão que o vírus provoca. Portanto, HIV é o vírus e AIDS é a doença provocada por ele.

É possível ser portador do HIV por muitos anos antes da doença se desenvolver. Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da AIDS, o sistema imunológico começa a ser atacado. Na primeira fase, chamada de infecção aguda, os sinais e sintomas podem aparecer em um período de três a seis semanas. O organismo leva de 30 a 60 dias após a infecção para desenvolver anticorpos anti-HIV.

A maioria dos pacientes que se contaminam com HIV desenvolve sintomas de infecção aguda. O problema é que o quadro é tão específico e, em alguns casos, tão leve que a maioria dos pacientes não se recorda de ter obtido os sintomas. Os mais comuns são:

  • Febre de 38 a 40 graus, que ocorre em mais de 80% dos casos;
  • Faringite sem aumento das amígdalas e sem a presença de pus;
  • Manchas avermelhadas na pele, que ocorrem de 48 a 72 horas após o início da febre e costumam durar entre cinco e oito dias. Esse rash costuma se apresentar como lesões arredondadas menores que 2 cm, avermelhadas com discreto relevo e distribuídas pelo corpo, principalmente no tórax, pescoço e face. Também podem acometer solas dos pés e palmas das mãos;
  • Aumento de linfonodos em línguas, principalmente nas axilas e no pescoço, e dores articulares e musculares;
  • Cefaleia, diarreia e suores noturnos;
  • Emagrecimento.

Caso você tenha tido uma relação de risco e esteja apresentando esses sintomas, procure um posto de saúde e faça os exames. Lembre-se: prevenção é sempre o melhor remédio.

A cada 20 minutos uma pessoa pega o vírus HIV. Nós só iremos mudar esse quadro com uma educação forte a partir dos 12 anos de idade. Essa é a minha missão. Gostou de saber disso? Se inscreva no canal, deixe o seu comentário e até o próximo vídeo.

Fonte: QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA HERPES GENITAL? por Dr. Camisinha – Especialista em Prevenção