Pular para o conteúdo

Identificação e tratamento do Lúpus: tudo o que você precisa saber

LÚPUS: UMA DOENÇA AUTO-IMUNE

O lúpus é uma doença inflamatória causada pelo ataque do sistema imunológico aos próprios tecidos do corpo. É uma doença auto-imune que pode causar fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e até mesmo febre.

Por dez anos, Fabiane conviveu com irritações na pele, inchaços no rosto e outras partes do corpo, além de fadiga constante, que muitas vezes foi confundida com preguiça por profissionais da saúde. Ela é portadora de lúpus, uma doença auto-imune que atinge principalmente mulheres.

O sistema imunológico ataca os órgãos do próprio corpo, deixando diversos sistemas vulneráveis e comprometendo a saúde do paciente. A doença pode se manifestar através de dores articulares, manchas na pele e febre, entre outros sintomas.

O quadro se agrava em mulheres grávidas e a exposição ao sol pode complicar ainda mais o tratamento. É necessário o uso de protetor solar para controlar a doença.

Lidar com os desconfortos e incapacitação física do lúpus é uma parte da batalha. O preconceito de profissionais da saúde é outra dificuldade a ser superada.

Para manter a doença controlada, Fabiane e Fabiellen se submetem a tratamentos diferentes e garantem que é possível conviver com o lúpus. A queda de cabelo é um sintoma comum em doenças autoimunes.

A doença é complexa e sistêmica. Pode afetar qualquer órgão, principalmente a pele e as articulações. É comum em pacientes jovens e mulheres na idade reprodutiva. A idade de maior prevalência é entre os 15 e 50 anos. A manifestação principal é a lesão e asa de borboleta na face, que é muito sensível ao sol.

O tratamento é individualizado. Quanto mais jovem a paciente, mais agressiva a doença se manifesta. O tratamento adequado permite que o paciente conviva com a doença.

Converse com seu médico e siga as orientações para o tratamento correto do lúpus. A pesquisa sobre a doença é fundamental para garantir o bem-estar do paciente.

Fonte: Saiba como identificar o lúpus e conheça os tratamentos por TVCidadeVerde