Novo estudo sugere que o uso indiscriminado de ibuprofeno pode causar infertilidade e impotência masculina.
Para um sofrimento comum, como a dor nas costas, a tese é um pouco a lateral da cabeça, uma solução habitual é tomar um remédio para aliviar.
Não importa aonde vá, Sandro carrega sempre com ele o comprimido com o anti-inflamatório. É o recurso que ele usa a oito meses para aliviar as dores nas costas para andar e ficar de pé.
É preciso tomar o remédio não é todo dia, às vezes dois com os muito mais do que é justamente na freqüência que está o perigo. O uso contínuo do ibuprofeno, substância presente na maioria dos remédios para a dor, pode ser prejudicial ao vovô.
A solução que qualquer um encontra nas farmácias e compra sem a necessidade de receita médica aumenta as chances de infertilidade e até de disfunção erétil, foi a conclusão de um estudo da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, feito com 31 homens de 18 a 35 anos.
Durante seis semanas eles receberam 600 miligramas do medicamento duas vezes ao dia. A partir da segunda semana, todos apresentaram o que os médicos chamam de hipogonadismo compensado.
O excesso de ibuprofeno no organismo eleva a substância LH (hormônio LH que é um hormônio responsável pela produção de testosterona no testículo). O cérebro vai interpretar esse aumento de LH e vai diminuir a produção de testosterona.
O ibuprofeno também faz essa essa desregulação do FSH (hormônio FSH que estimula a produção de espermatozóides), diminuindo também a produção de espermatozóides.
Não é a primeira vez que estudos científicos apontam riscos para o uso excessivo desse princípio ativo. Problemas cardíacos e abortos também podem ocorrer em pacientes que exageram na dose de ibuprofeno.
O ibuprofeno não é proibido, é um excelente analgésico, excelente antitérmico, mas eu diria que o uso crônico, o uso prolongado contínuo, diversas vezes ao dia, em doses altas, não deve ser considerado.
Fonte
Uso contínuo de ibuprofeno pode causar infertilidade e impotência | SBT Brasil (15/01/18) por SBT News