Pular para o conteúdo

História infantil sobre a prevenção da dengue.


Lola e a Dengue

Vamos ajudar a Lola a combater a dengue

Cuidados com a dengue em uma cidade chamada Alegria morava Lola, uma menina que gostava de se divertir, pois sua cidade era muito bonita, limpa e bem organizada. Um belo dia, ela acordou e ouviu um barulho. Olhou na janela e viu pessoas chegando de mudança. A menina ficou feliz em ter vizinhos novos.

Outro dia, brincando na rua, ela viu algo estranho. O novinho estava sujando a cidade. Onde passava, jogava lixo no chão e, para completar, deixava pneus velhos no quintal e lixo jogado para todo lado. De repente, começou a chover. A menina correu para casa. Ao chegar em casa, contou para a mãe tudo o que viu. Neste momento, ela nem se deu conta que um mosquito estava lhe dando uma picada e lá contou a mãe.

E sua mãe respondeu: “Lola, que triste” e ficou horrorizada. Isso que todas as pessoas daquela cidade tinham consciência de manter tudo sempre limpo e organizado.

No outro dia, aconteceu algo inesperado. Lola acordou indisposta. A menina começou a sentir algo estranho e chamou sua mãe. Disse: “Mamãe, eu estou com dores no meu corpo e muito frio. Meus olhos estão ardendo”. A mamãe olhou a menina e disse assustada: “Você está vendo em febre. Vamos para o hospital”. Pegou o carro rapidamente e seguiu para o hospital.

Chegando no hospital, o médico examinou e logo suspeitou do que Lola tinha. Então, contou para a mãe que Lola deve ter sido picada por um mosquito e está com sintomas de dengue. A mãe ficou assustada e disse: “Poxa, nunca pensei que este mosquito apareceria aqui. Nossa cidade é tão limpa”.

Respondeu: “Alguém deve estar deixando o quintal sujo e água parada. Agora, cuide de Lola. Coloque para beber muita água”.

Sobre a Dengue

  • A transmissão acontece pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que pode ingerir o vírus ao picar uma pessoa infectada.
  • Depois do período de incubação, esse vírus pode ser transmitido para outras pessoas que foram picadas pelo mesmo inseto.
  • O vírus da dengue não é transmissível de uma pessoa para outra, a não ser em caso de transmissão vertical (da mãe para o filho durante a gestação).
  • A dengue pode variar desde uma doença assintomática (sem manifestação de sintomas) até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte.
  • Normalmente, o primeiro sintoma da Dengue é a febre alta (39 a 40 graus) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dor no corpo, articulações, fraqueza, tontura atrás dos olhos e erupções cutâneas. Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos que resultam em perda de peso.

A mãe ficou assustada. Chegando em casa, foi logo avisar seus vizinhos para olhar seus quintais, se continuam limpos e sem água parada. Lola ficou de repouso até ficar boa e seguiu tudo o que o médico mandou. Quando já se sentia bem, a mãe foi até a casa do vizinho e avisou o dano que a sua atitude estava causando para a cidade e ofereceu para ajudar a limpar tudo.

Então, recolheram todo o lixo do quintal, derramaram a água parada, tiraram os pneus do quintal e guardaram. E os vizinhos reconheceram que estavam agindo de uma forma errada. Então, a cidade voltou a ser limpa e organizada. Nunca mais ouviram falar de dengue.

Faça agora você como as pessoas da cidade Alegria. Cuide do seu quintal, não deixe a água parada, mantenha-se sempre limpo.

Chegamos ao fim de mais uma historinha. Se você gostou, deixe seu like, inscreva-se no canal e até aos próximos vídeos. Bye bye

Fonte: Dengue || história infantil.🦟🚫 por Inovando e alfabetizando