Pular para o conteúdo

Hiperplasia linfoide: gravidade e risco de câncer.


Olá, tudo bem com você?
Eu já fiz vários vídeos aqui no canal falando sobre colonoscopia e achados da colonoscopia. E hoje, nós vamos falar sobre a hiperplasia linfóide, que é um achado muito comum e muita gente fica preocupado.
Para chamar se especial coloproctologista, que é sua primeira vez aqui no canal, lembra de se inscrever e curtir o vídeo também. Então vamos lá!
Hiperplasia linfóide: se você recebeu esse diagnóstico na sua colonoscopia, provavelmente foi procurar na internet e ficou um pouco assustado com as possibilidades. A hiperplasia, pode ser uma coisa rara que não é comum de ser encontrada, mas hoje em dia, a colonoscopia é um exame que é muito mais acessível do que já foi, e com isso, a gente diagnostica muito mais a hiperplasia.
Bem, a hiperplasia linfóide seria um aumento de algumas placas que existem na parede do intestino e que têm um acúmulo de células de defesa. Quando a gente faz uma biópsia, vai vir um aumento dessas células de defesa sem outros achados, muitas vezes escrito até como a hiperplasia reacional, ou seja, uma reação do próprio organismo.
Oi lê, sobre o que pode causar a hiperplasia linfóide, a gente vai achar várias possibilidades, entre elas: doença de Crohn, é uma doença inflamatória intestinal, giardíase e até linfoma. Essas doenças podem realmente estar associadas a hiperplasia linfóide, mas pode ser também que a pessoa não tenha nada além das hiperplasia. A gente investiga todo o organismo e não acha nada além disso.
O importante é que é hiperplasia linfóide. Esse é um quadro benigno, mas não tente interpretar o seu exame. Se no seu exame veio escrito hiperplasia linfóide, você deve levar o seu exame para o médico que solicitou, porque só ele é capaz de interpretar se esse achado é importante ou não de acordo com seu quadro.
Por exemplo, como eu falei, a giárdia pode causar. Se a pessoa tem um quadro sugestivo de giardíase, o médico vai pesquisar mais ou entrar com um tratamento. Ou ele pode achar que, quando não é sugestivo, não vale a pena chegar.
É muito importante essa interpretação do seu médico. Se fez o exame de colonoscopia, leva para quem pediu. Espero que o vídeo tenha te ajudado.
Servidor lembra de curtir o vídeo, compartilhar e te vejo na próxima.
Fonte: Hiperplasia linfoide. É grave? Vira câncer? por Dr. Marcelo Werneck