Pular para o conteúdo

Hidrocele Testicular: o que é e como tratar

Hidrocele: o que é e como tratar

Olá! Eu sou o doutorzinho Platina e hoje vou falar sobre hidrocele, também conhecida como “água no testículo”. É uma doença muito comum que a gente vê bastante no consultório e que gera um pouco de preocupação, porque tudo que faz o testículo crescer as pessoas imediatamente pensam que é câncer e que vai dar algum problema. Mas não é bem assim.

A hidrocele é o acúmulo de líquido no testículo e pode acontecer pelos mais variados motivos, mas comumente é causada por trauma ou infecção. O testículo acaba aumentando de tamanho e a bolsa escrotal vai se enchendo de líquido, o que pode acontecer de forma aguda ou devagarinho ao longo do tempo.

A maioria dos pacientes com hidrocele têm uma infecção no testículo que chamamos de epididimite. O testículo fica inflamado e lá dentro é produzido esse líquido como resposta inflamatória. Depois que a infecção é tratada e o testículo volta ao normal, o líquido pode permanecer. O paciente acha que o testículo não reduziu de tamanho, mas na verdade ele reduziu só que ficou aquele líquido do lado.

Outra coisa que pode acontecer é que você leva uma pancada no testículo e ele começa a produzir líquido. Aí fica ali para sempre e às vezes o paciente só descobre isso quando faz uma ultrassom.

Mas, afinal, como se trata a hidrocele? O diagnóstico é simples, basta passar a mão por trás e você vai sentir a história da hidrocele, ou seja, uma bola cheia de líquido no testículo. O ultrassom mostra o líquido ali dentro. Se o líquido for pouco e o paciente não estiver incomodado, não tem problema, não prejudica o funcionamento do testículo nem a produção de espermatozoides.

No entanto, se a hidrocele for grande e começar a incomodar, para fazer volume na calça e o paciente não conseguir andar, aí a solução é cirúrgica. É preciso retirar não só o líquido, mas também a túnica vaginal que dentro do testículo da bolsa escrotal que produz esse líquido. A cirurgia é simples e o paciente raramente tem complicações. Às vezes pode dar um pequeno hematoma ou uma infecção, mas é facilmente tratado.

Por isso, se você perceber um aumento de volume na bolsa escrotal, converse com seu urologista para uma consulta e tire suas dúvidas. E não se esqueça de deixar um like no vídeo, assinar o canal se ainda não são inscritos e compartilhar com seus amigos se gostar! Até a próxima!

Fonte: HIDROCELE – Água no testículo existe? por Urologia Descomplicada