Pular para o conteúdo

Herpes ou Sífilis? Descubra como diferenciá-las.

Diferença entre herpes e sífilis

Olá, meu nome é Cleiton Soares, sou médico urologista aqui na cidade de Belo Horizonte e hoje vamos falar um pouco sobre a diferença entre herpes e sífilis. Qual o tipo de diferença, como podemos identificar e com o tratamento é.

Antes de continuar esse vídeo, gostaria que vocês curtissem o vídeo, compartilhassem esse vídeo e se inscrevessem no canal para que cada vez que surgir um novo vídeo com novas informações sobre a urologia, você seja notificado.

Principais diferenças nas lesões

A herpes se apresenta através de vesículas, que são bolhas. Essas bolhas ficam unidas próximo à região do pênis e posteriormente essas bolhas vão estourar e formar úlceras. São múltiplas úlceras próximas uma da outra, normalmente com uma superfície mais plana. A herpes não tem realmente sintomas antes de aparecer essas lesões. O paciente normalmente queixa-se de uma vermelhidão próximo da pele na região do pênis onde aparece essas revisões é de uma coceira prévia. Juntamente com essas lesões, a herpes pode apresentar linfonodos, que são ínguas na região inguinal, normalmente mais macios. A herpes é causada por um vírus e como ele não tem cura, o vírus permanece com o paciente e pode acontecer muita recorrência dessa doença.

A sífilis normalmente se apresenta como uma úlcera indolor que pode ser solitária ou no máximo duas ou três úlceras. A grande maioria se apresenta como uma úlcera única de borda mais elevada, uma úlcera maior mais alta. A grande maioria das vezes é indolor, ou seja, às vezes o paciente vê o machucado, ele põe o dedo, aperta um pouquinho e não sente dor. O linfonodo que aparece com a sífilis é um pouco mais endurecido do que o linfonodo que aparece com a herpes. A sífilis é causada por uma bactéria e a partir do momento que se inicia o tratamento, normalmente com penicilina benzatina, já vai ter uma melhora da úlcera que estava presente. A sífilis não tem tanta recorrência, a não ser que o paciente tenha um novo contato com a bactéria.

Importância do tratamento adequado

É sempre bom diferenciar e tentar diferenciar para paciente ter uma ideia do que ele pode ter, mas o mais importante é apareceu qualquer lesão no pênis ou na região genital, procure seu urologista para que ele possa identificar corretamente qual a possível causa daquela lesão e fazer o melhor tratamento possível. São doenças diferentes e tratamentos diferentes.

  • Curtam o vídeo
  • Compartilhem o vídeo
  • Inscrevam-se no canal

Desde já agradeço e espero que tenha conseguido passar uma informação positiva para vocês e continue com a gente que estaremos sempre fazemos novos vídeos aqui no canal. Muito obrigado.

Fonte
Herpes ou Sífilis: como saber a diferença? por UroNews – Dr. Clayton Soares