Pular para o conteúdo

Hérnia de disco: É seguro correr ou fazer atividades físicas?

Olá pessoal, sou a Castanharo, fisioterapeuta especialista em corrida e também especialista em coluna vertebral. Parte do meu mestrado foi realizado no Canadá sobre o assunto e hoje vamos falar sobre coluna e hérnia de disco.

Bom, muita gente me pergunta: “eu tenho hérnia de disco, posso correr?” A princípio, de uma forma geral, quem tem hérnia de disco pode correr, mas é claro que cada caso é um caso e é preciso conversar com o seu médico ou um profissional da saúde para saber se você especificamente pode correr ou não, ok?

Mas de uma forma geral, quem tem hérnia de disco pode correr com alguns cuidados. Primeiramente, na fase aguda da hérnia, quando está com muita dor, às vezes com formigamento na perna e falta de força na perna, é preciso dar uma pausa, como qualquer lesão na corrida. Quando a dor diminuir, é preciso fortalecer o core, que é a região do abdômen.

Uma vez fortalecido, você pode voltar a treinar gradativamente, como em qualquer outra lesão na corrida, mas sempre mantendo essa região forte. É preciso tomar alguns cuidados de biomecânica na corrida, como correr com tronco bem direto, não deixar o corpo despencar e cuidar com o impacto na corrida, tentando absorver o impacto durante a corrida, correndo com o mínimo de barulho possível.

Muita gente acha que atividades na água são boas para esse período agudo, mas depois a água não é tão legal, só porque na água a gente não sofre tanto a ação da gravidade, o que não prepara o corpo e a coluna para atividades reais do dia a dia que possuem gravidade. Por isso, é importante fazer atividades no chão também, desde que haja cuidados com o fortalecimento do core.

Fonte: TENHO HÉRNIA DE DISCO: POSSO CORRER? por Corrida no Ar