Pular para o conteúdo

Herança Ligada ao Sexo: Hemofilia na Biologia.

Pessoal, vamos ver mais um tipo de herança. Agora, vamos ver uma herança diferente da herança autossômica – eram características independentes do sexo. Aqui, não vejo heranças ligadas ao sexo. Ou seja, em genes que estarão localizados onde, nos chamados cromossomos sexuais, aqueles cromossomos que determinam o sexo, mas naquele indivíduo. Então, esses genes estarão localizados nesses cromossomos e aí essa herança vai ser influenciada, vai ser determinada e vai ser diferente. No caso de homens, como mulheres, machos e fêmeas.

O primeiro tipo de herança é a herança de cada cromossomo X. Se você lembrar da espécie humana, e sim, isso varia de espécie para espécie, mas na espécie humana, é o nosso como os homossexuais em um cromossomo chamado X, outro como um chamado de Y. No caso das mulheres, você vai encontrar um par de cromossomos X, determinando que será uma mulher. No caso dos homens, você encontra o kron, sendo diferentes em um cromossomo chamado X, quanto como são chamados de Y, homens e mulheres.

Então, pessoal, funciona na herança ligada ao cromossomo X que acontecer nesse consumo X da oNU. Quais alguns genes daqui desse gene não são responsáveis por algumas características, vão olhar que, por exemplo, nós temos um exemplo aqui da hemofilia, um filme, uma condição onde o indivíduo não consegue fazer a coagulação sanguínea, ou seja, existe pra que você com orgulho sangue estancar sangramentos. Não é a casquinha, pessoal, cuidados com a coagulação sanguínea. Existe uma cascata de população que é uma série de reações que vão acontecendo e as reações dependem de alguns intermediários e se um gene que é localizado no cromossoma X responsável pela produção de um desses intermediários.

Então, o que vai acontecer no caso hemofilia? Existe um gene chamado de she’s a razão para você lembrar que está presente no cromossomo sexual X e esse gene é dominante. Ele permite que você tenha a coagulação do sangue normal, porém existe um alelo desse gene que eu chamei de chisa gazinho. Ele é recessivo e ele impede que você produza um desses intermediários da cascata de coagulação, fazendo com que você apresente a hemofilia.

No caso da herança ficado cromossomo X, elas afetam, no caso, muito mais os homens do que as mulheres, porque, pessoal, se você começar a pensar o que você vê para que uma mulher apresente a hemofilia, ela vai ter que ser com ela, vai ter que ter este genótipo aqui ó, ela vai ter que ter dois cromossomos sexuais X nesse pessoal e os dois apresentando gera gazin. Para o homem, não, ele só tem um cromossomo X e um Y. A característica está presente no X. Não se esqueça disso. Então, é pro homem bastar que ele receba somente 1 X que é o único que ele tem com gene recessivo para que ele apresente. Então, você vai ver que é uma probabilidade maior, você encontra mais homens hemofílicos do que mulheres. É macho comum você encontrar homens eu fico do que mulheres em proporção uma população. Outro é outro problema que a gente vai comentar o exemplo do daltonismo.

Fonte: X da Questão Biologia Heranças ligada ao sexo Hemofilia por Canal ProjetoX