Pular para o conteúdo

Hanseníase: sintomas incluem manchas vermelhas e brancas na pele


Bom dia, meus amigos! Aqui a Cláudia Sousa, estou de volta para falar um pouco sobre saúde. Hoje temos hanseníase no pedaço. Você sabia que a hanseníase tem tratamento gratuito no SUS e está disponível no Brasil? Mas, antes de falar sobre isso, eu vou pedir pra você se inscrever no meu canal, curtir e também ativar o sininho para receber novas notificações.
A hanseníase é contagiosa em casos específicos e somente quando as pessoas que ainda não foram diagnosticadas e tratadas é que elas podem ser transmissores da doença. Um minuto da saúde: a hanseníase é uma doença infecciosa que pode aparecer no corpo através de manchas na pele que não doem e não coçam, mas podem causar dormência e queda de pelos, por exemplo. A doença é contagiosa em casos específicos e somente as pessoas que ainda não foram diagnosticadas e tratadas podem transmitir a doença. Por isso, atenção às mudanças do corpo precisa ser redobrada. A boa notícia é que a doença tem cura e tratamento.
A coordenadora-geral de hanseníase e doenças em eliminação do Ministério da Saúde, Carmelita Ribeiro Filha, dá mais detalhes sobre o diagnóstico da hanseníase. “Nós temos o diagnóstico da hanseníase e pela clínica pela manifestação dos sinais e sintomas. O médico vai classificar em paucibacilar ou multibacilar. Os paucibacilares são aquelas formas mais brandas da doença, digamos assim. A forma multibacilar é a forma mais avançada da doença. Quanto ao tratamento, se for paucibacilar que tem poucos bacilos, essa pessoa não transmite a doença, que ela não tenha sido suficiente, e ela vai fazer um tratamento de seis meses. A última pessoa lá é a forma que transmite e faz um tratamento antes de 12 meses. O sistema único de saúde disponibiliza o tratamento e acompanhamento da doença em unidades básicas de saúde de referência em todo o país.”
É importante lembrar que logo no primeiro mês de tratamento, a pessoa já não transmite o bacilo da doença. Por isso, é preciso que o paciente siga todo o tratamento sempre de acordo com a orientação médica. E não se esqueça, caso você apresente sintomas como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou diminuição da sensibilidade ao toque, ao calor ou frio, procure a unidade básica de saúde mais próxima para mais informações. Acesse saúde.gov.br/hanseníase.
Não esqueça de se inscrever no nosso canal e ativar o sininho. Até a próxima!
Fonte: MANCHAS VERMELHAS E BRANCAS NO CORPO É SINAL DE HANSENÍASE por Claudia Souza