Pular para o conteúdo

Guiando a Anestesia Infantil: Melhores Práticas e Recomendações.


Oi gente, bem-vindos ao canal Dente de Leão! O tema do nosso vídeo de hoje é Anestesia em Crianças. Vamos lá!
É muito comum, no consultório, antes do procedimento, o paciente chegar com a pergunta: “Vai precisar de anestesia?”. No caso aqui, o pai do nosso paciente vai responder essa pergunta. É preciso que a gente faça algumas considerações a respeito do dente de leite.
A estrutura do dente de leite é muito parecida com a do dente permanente, até é possível dizer que o dente de leite é uma miniatura do permanente. Logo, muitos procedimentos que são feitos em adultos sem dentes permanentes também são feitos em dentes de leite, como por exemplo, anestesia.
Quando existe um dano maior em dente de leite, como por exemplo, uma restauração muito profunda, a necessidade do tratamento de canal e/ou até mesmo de uma extração, existe uma grande chance do paciente sentir dor durante o tratamento. Então, por isso, é utilizado o que chamamos de anestesia local antes do procedimento.
Se diante de alguns desses casos semelhantes, é o que eu falei agora, você tiver a possibilidade de levar o seu filho ao pediatra, esse profissional vai estar mais bem preparado para lidar com as emoções, não é mesmo? Então, conversar com a criança antes, utilizando uma psicologia adequada para ela, explicando que vai ser feito e de que maneira vai ser feito, e até utilizar alguns artefatos como, por exemplo, uma capinha na seringa que tampa a agulha e deixa a criança mais tranquila diante de uma situação como essas que eu mencionei.
Se você tiver a possibilidade de levar o seu filho ao odontopediatra, a situação fica um pouco mais tranquila porque esse profissional está capacitado para usar a psicologia adequada com seu filho e, às vezes, até algum artifício para tampar a seringa, tampar a agulha, para que a criança não veja o momento do procedimento.
Com os meus pacientes, eu costumo fazer a seguinte fala: eu explico para a criança o que vai ser feito, que eu vou passar uma pomada que vai ficar diferente, que depois eu vou pegar uma gotinha no dente dela e que no momento da gotinha, todo mundo vai fechar os olhos para que ela não caia no olho. A partir da hora dessa gotinha, eu falo que ela vai sentir um desconforto e que esse desconforto vai passar rapidinho e o dente dela vai dormir.
Então, eu explico para ela como vai ser feito. Não deixem de falar para ela que pode incomodar. Então, o importante aqui é que a gente não minta para a criança. Nós, dentistas, não podemos mentir para a criança. A gente precisa explicar da maneira que ela entenda, para que a gente não perca a confiança dela.
Anestesia é um procedimento doloroso, sim, mas muitas vezes se faz necessário. Por isso, é tão importante fazer o acompanhamento do seu filho com o pediatra desde muito cedo, pensando na prevenção, pensando nos cuidados que você possa tomar para que ele não venha desenvolver uma cárie. É algo muito complexo que precisa ser resolvido com anestesia.
Se você gostou deste vídeo, deixe seu like, inscreva-se no canal e conte para mim nos comentários: seu filho já foi anestesiado? Como foi o comportamento dele? O que o dentista fez para deixá-lo tranquilo?
Até o próximo vídeo.
Fonte: ANESTESIA EM CRIANÇAS por Ana Maria