Pular para o conteúdo

Guia para o pós-operatório de apendicite: cuidados e recuperação.

Oi, como vai ser seu pós-operatório de apendicite? Puxa, apendicite pode ser bem de leve ou até uma doença super complicada, mas na maioria das vezes são casos leves que a gente consegue operar um dia e dar alta no outro. E para você ter alta, você vai ter que ter feito cinco coisas: ter comido, estar saindo da cama, estar com sinais vitais normais e não estar com muita dor. Se tudo estiver certinho, vou te dar três papéis que são a receita, o atestado e orientações. E você vai para casa.

Em casa, é super comum que você fique com a barriga meio inchada, doída e desconfortável. Pode ter dor no ombro e pode até ter um pouquinho de cocô preso nos primeiros 2 a 3 dias. Os cortes também às vezes ficam meio endurecidos e um pouquinho roxinhos. Isso é normal. O que você não deve sentir é dor abdominal super forte, febre, vômitos ou sangue nos cortes. Se qualquer uma dessas coisas acontecer, é melhor você me ligar (e você vai ter meu telefone).

Em relação à comida, você até pode comer uma refeição mais leve no primeiro ou segundo dia, mas depois você pode voltar para uma alimentação normal – a comida da sua casa, do seu fogão. Eu não tomaria bebida alcoólica, porque você vai estar usando anti-inflamatórios e talvez antibióticos.

Em relação aos cortes, normalmente são três curtinhos, mais ou menos assim: Imagem de cortes da operação de apendicite. Você pode tomar banho normalmente, porque os curativos são impermeáveis e à prova d’água. O ideal é deixá-los por 2, no máximo 3 dias e depois tirar. Tente mantê-los sempre limpinhos. Se o curativo estiver sujo ou molhar no banho, o ideal é retirá-lo, lavar com água e sabonete normal do banho, depois pegar uma gaze, prendê-la com micropore. Depois, é bom deixar o curativo aberto para a pele respirar. A gente só continua pondo gazes se ele estiver vazando. É natural que o corte fique um pouco vermelho ou até bastante vermelho, mas se isso acontecer, pode ser sinal de infecção. Eu prefiro que você tire uma foto e me ligue.

Em relação à atividade física, você pode andar, subir escada, deitar de lado, de bruços – embora seja desconfortável nos primeiros dias. E na hora de se levantar e mexer, faça tudo devagar e com cuidado. É interessante que nos primeiros dias, você fique um pouco de molho e nem vá dirigir, fique em casa. Isso é bom, inclusive, para a cicatrização. Depois de três meses, o corte está bem forte; com dois meses, também. Mas no primeiro mês, está fraco e tudo é inseguro. Não é hora de você inventar moda.

Depois de duas semanas, você já vai estar bem melhor, e aí pode caminhar e até namorar se estiver se sentindo bem. Com um mês, atividades físicas mais leves são permitidas. Agora, as mais pesadas só depois do segundo mês. E, claro, não se esqueça de ligar para o consultório, porque a Ana Diana vão agendar um retorno normalmente entre 7 a 10 dias para que eu possa tirar suas dúvidas, ver se não tem infecção nos pontos e a biópsia do seu apêndice que rotineiramente a gente manda para NATYBOA.

Fonte: Pós-operatório de apendicite por Coisas que aprendi