Pular para o conteúdo

Guia de alimentação para diarreia infantil – Episódio 02 Saúde da Infância Responde.


Como se alimentar no verão para prevenir a diarreia – Thales, pediatra gerente do pronto socorro do Sabará Hospital Infantil

Como se alimentar no verão para prevenir a diarreia

Tem alguém aí na sua família que está com diarreia ou então você quer aprender como se alimentar neste verão para prevenir a diarreia? Vem comigo e acompanhe as dicas que eu vou te passar. Eu sou Thales, seu pediatra gerente do pronto socorro do Sabará Hospital Infantil.

O que é diarreia?

O verão costuma ser a época do ano em que ocorre um aumento de casos de diarreia. Isso porque a família costuma sair da rotina e a criança come coisas fora do convencional. E por conta do calor, existe uma maior chance dos alimentos estragarem. A diarreia ocorre quando você percebe que a sua criança está com fezes amolecidas e às vezes até aquosas e com quantidade maior do que o usual.

Dicas práticas

Mesmo sendo uma época em que as crianças estão de férias, procurar respeitar a rotina das refeições (café da manhã, almoço e jantar). No almoço, arroz e feijão, massas e carnes são ótimas e são grandes fontes de energia. Vou começar passando dicas práticas:

  • Os melhores alimentos para comer na praia e no verão são preferencialmente líquidos (água, água de coco, sucos naturais).
  • As refeições na praia devem ser consumidas imediatamente e compostas de alimentos de fácil digestão.
  • Ofereça frutas ricas em água, como melancia, tangerina, laranja e melão. Elas são excelentes para hidratar.
  • Prefira comidas feitas em casa, pois permitem uma refeição mais planejada e certamente mais equilibrada. Além disso, você conhece a origem e qualidade dos alimentos.
  • Deixe as comidas simples, mas de nada 5 horas ou bolsas térmicas em um local protegido do sol.

O que deve ser evitado

Os alimentos muito gordurosos e condimentados, frituras, refrigerantes, enlatados e processados devem ser evitados. Assim como alimentos preparados em barraquinhas ou lanchonetes móveis. Esses alimentos podem ficar muito tempo expostos e com isso estragarem com maior rapidez.

De fato, nesta época do ano, o risco de intoxicação alimentar aumenta, pois as altas temperaturas favorecem o crescimento de bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos em alimentos mal acondicionados e manipulados sem as condições de higiene necessárias. As crianças são as mais vulneráveis a intoxicação alimentar, que pode resultar em dores abdominais e diarreia.

A importância do soro de reidratação

O maior perigo da diarreia é a desidratação e uma das opções seguras para evitar esse tipo de quadro é oferecer o soro de reidratação oral. Para preparar, você dissolve um pacote de soro em uma farmácia em um litro de água mineral, água filtrada ou até mesmo água fervida. Mexa bem e ofereça à criança várias vezes ao dia. O calor por si só já é um fator que nos motiva a tomar mais líquidos. Em caso de quadro de diarreia, os líquidos se tornam ainda mais importantes.

Um lembrete importante

Sempre ensine as crianças que elas não podem beber a água da piscina, do rio ou do mar.

Espero que este vídeo tenha sido útil para você e que você e sua família façam um ótimo verão!

Fique por dentro dos conteúdos de saúde da infância se inscrevendo no canal.

Fonte: Alimentação e Diarreia – o que comer? | Saúde da Infância Responde ep. 02 por Saúde da Infância