Pular para o conteúdo

Guia completo sobre Urticária: causas, sintomas e tratamentos


Olá pessoal,
Neste vídeo não vamos falar sobre Ruth Carais. Mas, se você quer acompanhar nossas novidades, inscreva-se em nosso canal do Youtube e siga-nos nas mídias sociais e podcast!
Aqui vamos abordar a urticária, uma reação cutânea ligada à imunidade que causa uma exacerbação da pele em resposta a um estímulo externo. Os sintomas incluem edema local, inchaço, processo inflamatório, hiperemia e vermelhidão localizada, geralmente causados por contato ou algum fator desencadeante.
A urticária pode ser aguda quando dura menos de seis semanas e geralmente é limitada e transitória, não deixando cicatrizes. Já a urticária crônica ocorre quando os sintomas duram mais de seis semanas e geralmente requer tratamento específico. Isso pode incluir o uso de anti-histamínicos, corticoides tópicos ou orais.
A urticária crônica pode se apresentar de duas maneiras diferentes: crônica induzida, quando os sinais e sintomas são desencadeados por um agente externo, ou crônica espontânea, que pode ser mais difícil de diagnosticar.
Para um diagnóstico mais preciso, pode ser necessário uma boa entrevista e relação entre o médico e paciente, levando em conta o historial de fatores desencadeantes. De acordo com isso, será estabelecida a estratégia de tratamento.
É importante ressaltar também que a urticária pode ser induzida pelo ato de friccionar a pele em alguma superfície ou de contato direto com algum produto, esse tipo de reação é imediato e tem uma remissão rápida.
Se você gostou, deixe suas dúvidas, comentários e críticas abaixo. Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube.
Fonte: Tudo que você precisa saber sobre Urticária por Dr. Marcos Kawasaki