Pular para o conteúdo

Guia completo sobre Úlcera de córnea: causas, sintomas e tratamentos eficazes


A úlcera de córnea é uma ferida que surge na córnea do olho, causando inflamação e gerando sintomas como dor, sensação de algo preso no olho ou visão embaçada. Geralmente, ainda é possível identificar uma pequena mancha esbranquiçada no olho ou vermelhidão que não passa. Normalmente, a úlcera de córnea é causada por uma infecção no olho, mas também pode acontecer por outros fatores, como pequenos cortes, olho seco, contato com substâncias visitantes, problemas do sistema imune (como a artrite reumatoide ou lúpus).
A úlcera de córnea tem cura, mas o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para evitar que os danos sejam graves ao longo do tempo. Dessa forma, sempre que se suspeita de úlcera na córnea ou qualquer outro problema no olho, é muito importante consultar um oftalmologista para identificar o diagnóstico correto e começar o tratamento adequado.
Os principais sintomas da úlcera de córnea incluem vermelhidão no olho que não passa, o surgimento de uma mancha esbranquiçada, dor ou sensação de areia no olho, produção exagerada de lágrimas, presença de pus ou remela no olho, visão embaçada, sensibilidade para a luz e inchaço das pálpebras. Caso surjam sinais de alterações nos olhos, é muito importante consultar um oftalmologista para identificar se existe algum problema que precisa ser tratado. Embora a úlcera de córnea possa ser tratada facilmente, se for deixada sem tratamento, pode provocar perda completa da visão e cegueira.
A vermelhidão na córnea é conhecida como feiratite e nem sempre é causada por uma úlcera na córnea.
O diagnóstico da úlcera de córnea deve ser feito por um oftalmologista através de um exame que utiliza um microscópio especial para avaliar as estruturas do olho. Nesse exame, o médico pode ainda aplicar um corante que facilita a observação de feridas no olho, facilitando a descoberta de uma úlcera. Caso seja identificada a úlcera, geralmente o médico também retira algumas células próximas da úlcera para identificar se existem bactérias, vírus ou fungos que possam estar causando uma infecção.
Na maioria dos casos, a úlcera de córnea é causada por uma infecção por vírus, fungos ou bactérias que acabam causando inflamação e lesão nas estruturas do olho. Porém, pequenos arranhões e outros traumas no olho, como ao remover lentes de contato ou pela entrada de poeira no olho, também podem causar uma úlcera de córnea. Além disso, a síndrome do olho seco, assim como problemas na pálpebra (como acontece na paralisia de Bell), também pode causar uma úlcera devido ao ressecamento excessivo do olho. Já pessoas com doenças autoimunes como lúpus, a artrite reumatoide ou diabete, também têm maior risco de desenvolver uma úlcera na córnea, já que o organismo pode começar a destruir células do olho.
A primeira opção de tratamento para uma úlcera de córnea geralmente é o uso de antibióticos/fúngicos para eliminar uma possível infecção por bactérias ou fungos. Esses antibióticos podem ser prescritos na forma de colírios ou pomadas oftálmicas e devem ser aplicados duas a três vezes por dia ou de acordo com as indicações do oftalmologista. Além disso, podem ainda ser utilizados colírios antiinflamatórios e até corticoides para diminuir a inflamação, evitar o surgimento de mais cicatrizes na córnea e alívio dos sintomas, especialmente o desconforto, a sensibilidade para luz e a visão embaçada. Caso esteja sendo causada por outra doença, deve-se tentar fazer um tratamento mais adequado para controlar a doença, pois é a única forma de evitar o desenvolvimento da úlcera. Mesmo que seja usado os colírios antiinflamatórios, quando é necessário fazer cirurgia, ela normalmente é feita para substituir uma córnea lesionada por outra saudável e normalmente é feita em pessoas que mesmo após o tratamento adequado continuam com uma visão turva que impede de enxergar corretamente.
O tempo de tratamento varia de caso para caso, dependendo do tamanho, localização e profundidade da úlcera. Na maioria dos casos, as úlceras menos graves deverão apresentar melhoras em duas a três semanas, mas o tratamento pode se manter por mais tempo para garantir que não se formem cicatrizes que possam dificultar a visão.
Para prevenir o surgimento de úlceras na córnea, é importante utilizar óculos de proteção ocular sempre, utilizar ferramentas elétricas que possam liberar poeira ou pequenos pedaços de metal, usar colírios hidratantes caso se tenha frequentemente o olho seco, lavar bem as mãos e colocar corretamente a lente de contato no olho, evitar lentes de contato durante muitas horas seguidas e evitar a exposição a pequenas partículas liberadas por poeira, fumaça ou produtos químicos. Além disso, é recomendado lavar as mãos frequentemente, especialmente antes de mexer nos olhos, para evitar transportar vírus, fungos ou bactérias que possam lesionar o olho.
Fonte: ✅ O que é Úlcera de córnea e como Tratar! por Naturais – Cura Natural