Pular para o conteúdo

Guia completo sobre Tosse Infantil com Dr. Wilson Rocha Filho

Tudo sobre tosse – Tipos, causas e tratamentos

Olá pessoal, tudo bem? Eu sou o dr. Wilson Rocha, médico pediatra especialista em alergia e doenças respiratórias da infância. Este é o nosso canal no YouTube, onde abordamos vários assuntos relacionados a alergia e doenças respiratórias da criança. Ative o sino e compartilhe esse vídeo com pessoas que necessitam desse tipo de informação.

Hoje, nosso assunto será a tosse. A tosse é talvez a segunda queixa mais comum no consultório de um pediatra, depois da febre. A tosse incomoda extremamente a criança e a família, levando a uma baixa qualidade de vida naqueles momentos em que a criança está tossindo.

A tosse pode ser dividida de várias formas: tosse aguda, tosse crônica. Em relação ao tempo, a tosse que dura menos de quatro semanas é considerada tosse aguda, e a tosse que dura mais de 4 semanas a 46 semanas é considerada uma tosse crônica.

Outra forma de dividir e classificar a tosse é tosse seca e tosse de peito cheio. Geralmente, a tosse seca pode ser uma asma muito leve, o que significa que de 5 a 10% de todos os quadros de asma são tão leves que se apresentam na forma de tosse.

A tosse que não é asma e tosse de peito cheio é considerada uma tosse boa, uma tosse benéfica, cuja função é eliminar o catarro. É chamada de “cão de guarda do pulmão”, e você não quer matar esse cão de guarda.

O uso de antitussígenos, como mel e xaropes, não funcionam, só muito poucos à venda no mercado funcionam. Eles só devem ser usados quando a tosse está incomodando muito a criança ao ponto de afetar negativamente a qualidade de vida da criança. A tosse leve de peito na maioria das vezes é um quadro viral e melhora lentamente na maioria das vezes sem tratamento.

A tosse seca é diferente e, quando ela tem um componente de chiado, geralmente piora pela madrugada, piora atividade física, a horas vezes ao levantar pela manhã. Essa tosse é acompanhada com outras manifestações alérgicas, como rinite alérgica, conjuntivite alérgica, etc. Nesse tipo de situação, não se dá antes dos sismos, dá medicamentos para tratar chiado, como salbutamol, corticoides, entre outros.

E às vezes, você fica muito na dúvida se a tosse é chiado ou não. Existem exames que podem ser feitos para destruir essa tosse.

A tosse crônica é mais problemática e tem uma série de aguinaldos de diagnósticos possíveis, requerendo uma avaliação mais detalhada pelo especialista.

A tosse psicogênica ou de funcional é geralmente uma tosse seca que tem um componente emocional. Geralmente, essa tosse é como um tique nervoso, com muitas crianças piscando o olho toda hora, mexendo com o nariz, e uma das características dessa tosse funcional é que ela desaparece com sono.

Existem várias características diferentes tipos de tosse que ajudam o pneumologista ou a legista a diferenciar a qual tipo que é, por exemplo: tosse de refluxo, tosse de asma e tosse psicogênica. É sempre necessário uma consulta especializada se a tosse é muito crônica.

Você pode estar se perguntando se mel é uma coisa boa para tosse. Existe um trabalho indicando que o mel pode diminuir a intensidade da tosse e ajudar no sono da criança, mas ele sozinho não é suficiente para resolver o problema.

Espero ter esclarecido todas as suas dúvidas em relação a este assunto. No próximo vídeo, falarei sobre febre. Se você gostou, dê um like e compartilhe esse vídeo com outras pessoas. E não se esqueça de se inscrever no nosso canal.

Muito obrigado e visite também nosso Instagram e nosso blog, que têm essas e inúmeras outras informações para crianças e pais de crianças com doenças respiratórias e alérgicas. Até a próxima!

Fonte: Tosse infantil: O QUE VOCÊ PRECISA SABER | Dr. Wilson Rocha Filho por Pneumologista Pediátrico