Pular para o conteúdo

Guia Completo Sobre Blefarite: Sintomas, Causas e Tratamentos


Conhece alguém que tem aquela caspinha no cílio?
Ela se chama blefarite e pode aumentar em algumas épocas do ano. Hoje, eu vou te contar tudo sobre isso. Vem comigo!
Olá, eu sou Cláudia Del Claro, oftalmologista, criei esse canal com o objetivo de dividir toda a minha experiência em oftalmologia com você. É aqui que você vai ter as melhores dicas e curiosidades sobre os seus olhos.
Inscreva-se e clique no sininho e venha fazer parte da maior e melhor audiência de oftalmologia do YouTube.
Blefarite é uma inflamação na base dos cílios causada por um excesso de oleosidade na região. Ela forma-se como se fosse uma caspinha, como se fosse uma crosta bem grudada na base dos cílios e pode dar sintomas como ardência, olhos vermelhos, sensação de areia, coceira nos olhos e cílios.
Um detalhe muito importante é que com a chegada do frio, a blefarite aumenta. Quer saber por que? Então já vai me deixando seu like, o seu joinha! Vamos lá!
Com a baixa das temperaturas, é natural que nosso corpo produza mais oleosidade, produza mais gordura, justamente para nos proteger do frio. Então, ocorre um aumento da blefarite, de todas as dermatites seborreicas nesta época.
Uma outra questão é que quando a temperatura está mais fria, nós tomamos banho mais quente, e a água quente também estimula mais essa produção gordurosa. Geralmente, os pacientes que têm a blefarite têm outros quadros de dermatite seborreica, como a caspa no cabelo, dermatite seborreica no rosto, que inclui aquelas descamações perto da sobrancelha, no canto do nariz, aquelas áreas avermelhadas na pele.
Então, é muito importante você observar isso e procurar fazer um tratamento em conjunto com o seu dermatologista, porque não adianta apenas nós tratarmos o olho se todo o seu rosto está acometido, está com esse desequilíbrio.
O tratamento da blefarite geralmente é feito com higiene nos cílios, uso de colírios, uso de pomadas. Em alguns casos, até mesmo o uso de antibiótico via oral. Somente o seu oftalmologista vai saber indicar qual será o melhor tratamento para você.
Mais um consenso é a higiene nos cílios, é fundamental. Eu sempre sugiro que você faça higiene com shampoo neutro. Você vai colocar um pouquinho de shampoo neutro na mão, diluir com um pouquinho de água e esfregar os seus cílios, esfregar com o dedo com uma certa fricção, justamente para remover aquelas caspinhas que estão grudadas ali.
Esse procedimento deve ser feito duas vezes ao dia, sempre de manhã e à noite. Essa limpeza ela deve ser feita para auxiliar durante uma crise, durante um tratamento, mas também depois para prevenir, porque é importante você saber que se você tem a Blefarite, você tem uma tendência a ter mais produção de oleosidade nessa região. Então, a limpeza é fundamental para prevenir novas crises.
Gostou desse vídeo? Compartilha essa mensagem para que mais e mais pessoas possam ter acesso a essa informação. Um grande beijo, eu te vejo no nosso próximo vídeo. Tchau, tchau.
Fonte: Blefarite: Tudo Sobre Blefarite por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista