Pular para o conteúdo

Guia Completo das Arterias dos Membros Superiores – Anatomia e Funções.

Artérias dos Membros Superiores

Na aula de hoje, vamos falar sobre as artérias dos membros superiores.

Para marcar as artérias dos membros superiores, é fácil. Praticamente por onde a artéria passar, ela ganhará o nome. Por exemplo, se passar pelo braço, é braquial; se for na direção do osso rádio, é radial; se for na direção do osso ulna, é ulnar. A única diferença entre o lado direito e esquerdo é que, para o lado direito, temos a saída do tronco braquiocefálico.

A partir do tronco braquiocefálico, teremos a artéria subclávia direita, que se estende até a margem inferior da primeira costela, onde dará origem a diversas ramificações na base do pescoço. Em seguida, temos a artéria axilar, que começa no ponto em que a artéria subclávia passa a margem inferior da primeira costela e termina quando cruza a margem distal do músculo Redondo maior, dando origem a diversos ramos na axila.

Um pouco mais abaixo, temos a artéria braquial, que começa na margem distal do músculo Redondo maior e termina sempre focando nas artérias radial e ulnar. Essa artéria braquial é superficial e palpável ao longo do aspecto medial do braço. À medida que desce em direção ao cotovelo, ela se curva lateralmente e passa pela fossa cubital, uma depressão triangular na parte anterior do antebraço, onde é possível medir a pressão arterial de uma pessoa, por exemplo.

Na lateral, temos a artéria radial, o menor ramo da bifurcação braquial. Ela passa ao longo da face lateral do antebraço e entra no punho, onde se bifurca em ramos superficial e profundo que se anastomosam com ramos correspondentes da artéria ulnar para formar os arcos palmares.

A artéria ulnar é o maior ramo da artéria braquial e passa ao longo da face medial do antebraço. Em seguida, no punho, ela se ramifica em ramos superficiais e profundos que entram na mão. Os ramos da ulnar vão se anastomizar com ramos correspondentes da artéria radial para formar os arcos palmares superficial e profundo. O arco palmar profundo é composto principalmente do ramo profundo da artéria radial, mas recebe contribuição do ramo profundo da artéria ulnar. Encontra-se profundamente aos tendões do músculo flexor longo dos dedos e insinua-se pela palma da mão, dando origem às artérias metacarpais palmares, que se anastomosam com as artérias digitais palmares comuns do arco superficial. O arco palmar superficial é composto principalmente pelo ramo superficial da artéria ulnar, mas recebe contribuição do ramo superficial da artéria radial. Encontra-se superficialmente aos tendões do músculo flexor longo dos dedos e se estende pela Palma, nas bases dos ossos metacarpais, dando origem às artérias digitais palmares comuns. Em seguida, elas se dividem em artérias digitais palmares próprias.

Na sequência, nós ligamos todo o membro superior. Fique atento, pois nas próximas aulas, vamos falar de cada uma dessas artérias individualmente.

Bom, essa foi a nossa aula de hoje. Espero ter ajudado. Até a próxima!

Fonte: Artérias dos Membros superiores por Anatomia papel e caneta