Pular para o conteúdo

Guia completo: Convulsão – Causas e o que fazer em casos de convulsão.


E provavelmente você já se deparou com uma cena como essa aqui óe aíe aí. O que nós vimos agora se trata de uma vítima tendo uma crise convulsiva. No vídeo de hoje, vou dar dicas de como prestar os primeiros socorros para uma pessoa numa situação semelhante. Acompanha até o final que o vídeo é bem legal.
A crise convulsiva acontece por vários motivos, e a característica mais comum é essa cena que a gente acabou de ver: uma pessoa tendo espasmos involuntários que a fazem se debater no chão, muitas vezes com uma salivação abundante, justamente porque a pessoa perde o controle sobre suas funções. A pessoa realmente vai apresentar alguns sinais característicos, mas a convulsão pode acontecer sem esses espasmos. Crianças, por exemplo, às vezes ficam com um olhar parado durante uns 30 segundos, e depois ela volta, isso já caracteriza uma convulsão. Ou às vezes, o enrijecimento dos músculos, a mão ou braço fica muito rígido, pode ser uma característica de convulsão.
É muito importante que a gente saiba o tratamento adequado para que esta pessoa realmente consiga sair dessa situação sem maiores danos. Então, seguir agir nestas situações é muito importante. A gente precisa retirar todos os objetos que estiverem próximos e podem machucar a vítima e também proteger a cabeça da pessoa, justamente para evitar traumas devido aos espasmos. Ela pode sofrer algum impacto, então pegue um pedaço de pano, uma blusa dobrada, algo que você tiver e coloca por baixo da cabeça da vítima e mantenha a cabeça dela lateralizada, especialmente porque é comum essa elevação e essa salivação sendo produzidas. A pessoa não tem controle e se ela aspirar a saliva, pode ser perigoso. Então, sempre cabeça lateralizada.
Após a crise convulsiva, nós temos alguns cuidados que são muito importantes também. O primeiro cuidado após a crise é avaliar o nível de consciência. Se ela estiver inconsciente, monitorar a respiração. Para isso, você vai fazer um movimento de hiperextensão que volta o queixo da vítima para o alto, para língua voltar para o lugar. Porque muitas vezes a língua obstrui a passagem do ar, e esse movimento é suficiente para liberar. É diferente do que muitas pessoas pensam. Em casos como esses, as pessoas forçam a boca da vítima para tentar abrir, colocar algo para ela morder e consequentemente não ia engolir a língua. A língua não enrola. O que acontece é que ela obstrui a passagem do ar, e esse simples movimento com a cabeça já é suficiente para poder liberar.
Depois que eu fiz essa liberação, vi que ela está respirando, vou lateralizar a vítima, é uma posição universal para gente manter a vítima numa condição segura enquanto acionamos socorro. Nessa posição de lateralização, ela não vai asfixiar nem salivar, caso isso venha a acontecer, e também ela se mantém numa posição que ela consegue respirar. Enquanto isso, a pessoa que está prestando o socorro consegue acionar as unidades de emergência. E só para lembrar, a unidade de emergência precisa ser acionada, especialmente se essa crise convulsiva for a primeira, se forem crianças, é muito grave. E se ela durar mais de 5 minutos, tá?
Agora, você é uma pessoa que já tem histórico, a gente só vai realmente cuidar até que ela volte. Está ok? É isso, dica simples, procedimento rápido que pode ajudar muito uma vítima durante uma crise convulsiva. Se você gostou do vídeo, deixe seu like, compartilhe com seus amigos, compartilhe nas suas redes. Se você está vendo pela primeira vez e ainda não é inscrito no canal, se inscreve, clica do sininho para ativar as notificações e não perder nada que a gente põe aqui no canal. Segue a minha nas redes sociais, tem sempre muita coisa bacana lá no Instagram tem bastante notícia, bastante informação para você. E até o próximo vídeo, tchaue.
Fonte: Convulsão o que fazer? Convulsão o que é? – Causas da convulsão – O que fazer em casos de convulsão por FECHADO COM A SEGURANÇA