Pular para o conteúdo

Gravidez e Nódulo na Tireoide: Orientações do Dr. Jônatas Catunda


Olá! Nesse vídeo, vou tirar as principais dúvidas relacionadas a nódulo na tireoide e gravidez. Se você descobriu um nódulo na tireoide e está preocupado se é fértil, vai poder engravidar ou não por conta desse nódulo, se você está grávida e descobriu um nódulo na tireoide e quer saber se isso é realmente perigoso ou não, vou explicar tudo nesse vídeo. Fique ligado!
Sou o Dr. Jonatas Catunda, cirurgião de cabeça e pescoço, criador do canal Doutor Tireoide. Aqui você sempre vai encontrar informações sobre as doenças da tireoide de uma forma clara e fácil de entender. Este é o primeiro vídeo aqui, se inscreva no canal, ative as notificações e clique no gostei para ajudar o YouTube e mostrar esse vídeo para mais pessoas.
Então vamos lá, as principais dúvidas são:
1. Se você descobriu um nódulo na tireoide e quer saber se isso afeta a fertilidade?
A maioria dos nódulos na tireoide não mexem com a parte hormonal. Os hormônios da tireoide não se alteram por conta dos nódulos na tireoide. Então, o único ponto que pode afetar a fertilidade é quando a pessoa tem alguma doença hormonal da tireoide descompensada, ou seja, hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Se a pessoa estiver descompensada, pode causar irregularidades menstruais e afetar a fertilidade. Nos homens também, se o TSH estiver alto demais ou baixo demais, pode afetar a fertilidade. Mas só o fato de ter um nódulo não afeta a fertilidade.
2. Se você descobriu um nódulo na tireoide e quer saber se isso torna a gravidez de risco?
O nódulo na tireoide não tem nenhum problema quanto ao risco de gravidez. Às vezes, o nódulo pode ser um câncer de tireoide. Se a gente vê no ultrassom, e você tem uma suspeita de câncer de tireoide, o ideal é evitar engravidar nesse período de esclarecimento. O ideal é te proteger até ter certeza se vai precisar fazer tratamento para esse nódulo ou não. Mas só o fato de ter um nódulo não torna a gravidez de risco. Se for um câncer de tireoide, vai ter que tratar.
3. Se você descobriu um nódulo durante a gravidez, será que é perigoso?
A maioria dos nódulos na tireoide são benignos, então não há motivo de desespero. O tratamento costuma ser cirurgia, só se forem grandes e estiverem incomodando, ou se for câncer. Durante a gravidez, a gente evita realizar esse tratamento para não colocar o bebê em risco, até para não por a gravidez em risco e perder o bebê. Então, a gente evita fazer cirurgia durante a gravidez e espera terminar a gravidez para pensar em tratar, caso seja necessário.
O único ponto que a gravidez pode ser de risco relacionada a doenças da tireoide é se a pessoa desenvolver hipertireoidismo. Nesse hipertireoidismo estiver muito descompensado, TSH supresso menor do que zero um, e o T4 muito alto, nesses casos, aumenta o risco de ter problema no coração. Isso precisa ser conduzido no pré-natal e é costume fazer os exames de TSH e T4 livre para saber se tá tudo ok.
Em resumo, o fato de ter nódulos na tireoide não vai interferir na fertilidade, e a preocupação é sempre saber se é ou não câncer de tireoide, porque se for, tem que tratar. O ideal é que não esteja grávida durante o tratamento, para não ter nenhum risco para o bebê.
Se você ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Já tomamos o prazer de responder. Até o próximo vídeo!
Fonte: Nódulo na tireóide e gravidez | Dr Jônatas Catunda por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço