Pular para o conteúdo

Giardia: O que é, sintomas, tratamentos e prevenção

Olá pessoal, tudo bom? Olha, gente, eu estou com saudade! A gente passou quase uma semana sem gravar vídeo para vocês… É que a gente tá numa correria, mas a Débora tá aqui me ajudando. Ela pede de semana toda porque eu tô fazendo pró. Mas não se preocupe, a gente sempre produzir conteúdos aqui para você, é uma banca (*risos*). Agente não quer que é ó já tá vivendo assim, né? Mas enfim, hoje vamos falar sobre giardíase, que é uma doença que acomete aí os homens e os animais, por isso que a gente chama de zoonoses. Lembra que a gente aprendeu isso no último vídeo? Então, vamos lá!

A giardíase é uma doença provocada pelo protozoário da Giárdia. Esse protozoário é intestinal, causa desconforto intestinal muito grande e acomete tanto cães quanto humanos, por isso é classificada como zoonose. A transmissão é fecal-oral, o que significa que é transmitida nas fezes dos animais infectados. É como se fosse uma espécie de “bolinha” com núcleos de cisto. É preciso fazer uma higienização do local que seu cachorrinho fica, utilizando substâncias que matam os protozoários, como a amônia quaternária, por exemplo. A água oferecida para o cãozinho também deve ser filtrada ou fervida, já que ele ingere o protozoário para ser contaminado.

Os filhotes são os mais suscetíveis, e os sintomas são fortes, como dor de cólica, vômito, diarreia e perda de peso. Se o seu cão apresentar estes sintomas, é importante o acompanhamento veterinário, que provavelmente fará um exame parasitológico de fezes, já que é a forma mais comum de diagnóstico.

O tratamento é baseado nos sintomas apresentados pelo animal, podendo ser necessário medicamentos para cortar o vômito, probióticos e até mesmo antibióticos. Além disso, é importante cuidar da higiene do ambiente onde o animal vive, evitando que ele frequente lugares com muitos outros animais e evitando alimentos que possam estar contaminados.

Por isso, é preciso ter cuidado com a higiene, lavar as linhas do cãozinho com produtos que tenham quaternário de amônia e fazer uma boa higienização do local. Além disso, se o seu animal foi diagnosticado com giardíase, é importante tratá-lo e cuidar bem do ambiente onde ele vive. E não se esqueça de inscrever-se no meu canal, dar aquele joinha e deixar nos comentários outros assuntos que você gostaria de ver por aqui. Até o próximo vídeo!

Fonte: Tudo sobre Giardia por Half Imperador