Pular para o conteúdo

Gastropediatra explica por que o bebê chora ao mamar

Meu bebê chora quando mama e agora?

Olá galera, sou o gastropediatra Charles Angeli! Tudo bem com vocês?

Quantas vezes você já ouviu falar sobre bebês que choram enquanto mamam? Quantas dúvidas surgem, né? Já ouviu falar que isso é normal, que tem a ver com a imaturidade e que vai melhorar após três meses?

Tudo isso é verdade, mas deixa eu dar a minha opinião sobre isso. O que você precisa observar é que existe uma diferença entre aquilo que é fisiológico e imaturidade, e aquilo que pode ser uma doença ou um problema. É uma linha muito tênue e é difícil fazer o diagnóstico.

Para a maioria das condições que eu vou listar a seguir, não existem exames que você possa fazer no seu bebê e definir com certeza o que ele pode ter ou não.

O que acontece é que alguns bebês choram mais do que outros, são agitados quando mamam, têm sono agitado depois que mamam, ficam irritados e às vezes recusam a mamada. O problema é quando os sintomas são muito frequentes, atrapalham a mamada, o sono e prejudicam o ganho de peso do seu bebê. Nesses casos, é importante ficar atento!

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que bebês que choravam muito e tinham sintomas relacionados a choro, sono agitado e dificuldade para mamar, estavam com refluxo, muitas vezes, o refluxo oculto. No entanto, hoje em dia, o principal diagnóstico que nós, gastropediatras, suspeitamos nesses casos é a APLV, ou seja, a alergia à proteína do leite de vaca.

Se você tem um bebê que mama exclusivamente no seio materno, precisa fazer um teste terapêutico e fazer uma dieta de exclusão do leite de vaca e todos os seus derivados por 15 a 20 dias e observar se os sintomas melhoram. Já se o seu bebê usa fórmulas, é necessário fazer testes terapêuticos usando outras fórmulas para tratar a alergia e observar se o bebê melhora os sintomas.

É importante também com seu pediatra descartar infecção do trato urinário, observar as fezes, ver se a criança não tem dificuldade de evacuar e observar o ganho de peso. Além disso, converse com seu pediatra, pois hoje em dia há profissionais relacionados à amamentação que podem ajudar você, caso essa seja a dificuldade.

Espero ter ajudado! Compartilhe esse vídeo nas suas redes para ajudar mais mães e pais que estão enfrentando essa dificuldade!

Fiquem todos bem!

Fonte: MEU BEBÊ CHORA QUANDO MAMA – Gastropediatra explica por Gastropediatra Charles Angeli