Pular para o conteúdo

Gastrite nervosa: entenda suas causas e sintomas com o Dr. Drauzio

Gastrite Nervosa – Resposta do Dr. Drauzio

Olá meus amigos no YouTube, hoje eu vou responder à pergunta do Guilherme Gasparino. Guilherme começa assim: “O lado ator Drauzio, engraçado né? Maioria escreveu lateral e alguns gosto mais desse termo doutor”. Dãos, você poderia fazer um vídeo sobre gastrite nervosa. Minha namorada tem e gostaria de ajudar o Guilherme.”

Essa é uma coisa complicada que a gente chama de gastrite nervosa. É evidente que quadros de ansiedade, de nervosismo, de um modo geral, a agitação provocam sintomas gástricos. Mas, na verdade, as gastrites são provocadas de que maneira? Em geral, por um excesso de produção de ácido clorídrico, que é o ácido do estômago. Elas muitas vezes são provocadas pela chamada doença do refluxo gastroesofágico.

  • O refluxo gastroesofágico
  • Temos o esôfago e aí vem o estômago né
  • É lógico que tem que existir uma válvula ali, um a gente chama de uns inter que fecha a passagem do esôfago com o estômago, que é justamente para olic do ácido conteúdo ácido no estômago não subir castigar a mucosa do esôfago, pintar preparada para receber aquela quantidade.

Muitas vezes, o que se chama de gastrite, na verdade, é essa doença do refluxo. No passado, se considerava que até as 16 horas eram provocadas por quadros nervosos, por problemas psicológicos, por transtornos psíquicos. Hoje, essas teorias são completamente abandonadas. Na verdade, grande parte das gastrites é provocada por uma bactéria chamada Helicobacter pylori. As bactérias morrem todas no estômago, mas essa bactéria especificamente consegue sobreviver no ácido, no ambiente ácido do estômago. E esses quadros às vezes exigem tratamentos com antibióticos. Se trata gastrite conte biótico, não dá pra falar em gastrite.

No geral, esse diagnóstico de gastrite nervosa não é mais admitido na medicina moderna. Quem tem queixas gástricas persistentes, que duram passa semanas contínuo, tem que fazer um estudo melhor, que é feito através da endoscopia. Aí, o médico vai lá, coloca o endoscópio sob sedação e olha o estômago por dentro. E se houver alguma lesão esquisita, tira o fragmento e manda o exame anatomopatológico. Está bem, muito obrigado.

A claustrofobia é o que a gente chama de um transtorno de ansiedade. É a pessoa que entra no ambiente e sente aquele ambiente que ela não consegue sair daquele lugar. Ela está presa naquele lugar e isso provoca um sintoma muito semelhante, sintomas muito semelhantes aos da doença chamada síndrome do pânico. Nec as mãos congeladas, o coração dispara, um mal estar muito intenso. Algumas pessoas, nesse momento, é a sensação de morte iminente, parece que vão morrer mesmo.

Fonte
Gastrite nervosa | Drauzio Comenta #24 por Drauzio Varella