Pular para o conteúdo

Garoto com autismo impressiona ao falar nove línguas diferentes


E vem cá, você acha que é fácil falar nove idiomas? Imagine para um menino de 7 anos! Nossa equipe já encontrou o Rafael, um menino diagnosticado com autismo e que mostra habilidades que surpreendem até os especialistas. Nenhum, nem dois, nem três… Rafael fala nove idiomas! Tudo isso com apenas sete anos de idade.
Decerto que, pela idade, ele já seria considerado um prodígio. Agora imagine que Rafael é portador de uma condição neurológica que dificulta o aprendizado. O diagnóstico de autismo foi confirmado com quase três anos de idade. A partir daí, os pais buscaram formas de estimular o desenvolvimento do filho e deram para ele um tablet com acesso à internet. Foi assim que o menino, que mal falava, começou a navegar em busca de conhecimento.
O autismo é um transtorno que compromete a comunicação e a interação com outras pessoas. Uma das características é o interesse intenso por um assunto específico. No caso de Rafael, foi o inglês. Nessa visita à casa da família, há pouco mais de dois anos, registramos o menino grudado ao tablet. Foi assim que ele aprendeu as cores, as letras e os números em inglês.
Além disso, ele arriscava os primeiros movimentos em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. De lá para cá, a lista de idiomas só aumentou. Pouco a pouco, ele cantou a música do alfabeto em russo, português, inglês, esperanto, libras, italiano. Ele sabe alemão, mas pedir para falar e não vai falar. Mas eu já peguei ele brincando no quarto falando em alemão. Quando ele via que eu chegava, parava porque não gosta do som da fala do alemão. E sabe japonês também! Ai, meu Deus, agora já me confundi com a qualidade da língua.
A especialista explica que o menino não repete as palavras de forma aleatória. Ele compreende e absorve o que está falando. Hoje, ele escutou algo sobre russo. Ele vai procurar ali. Ele começa pelo alfabeto e aprende as cores, os números. Ele busca isso depois algumas outras palavras através da música e entra outro hiperfoco. Para tu ver como tem a junção, a língua e a música. Ele começa a aprender outras palavras através da música.
Além da facilidade com outros idiomas, ele também mostrou interesse por música. A família então o trouxe para fazer algumas aulas em uma escola e o resultado foi surpreendente. Em apenas dois meses, ele aprendeu as notas musicais e começou a tocar algumas canções. Isso depois de ouvir apenas uma ou duas vezes. Por isso, a professora acredita que Rafa tenha um chamado ouvido absoluto. É quando a pessoa consegue identificar ou reproduzir uma nota sem qualquer tipo de referência de um instrumento musical. Uma em cada 10 mil pessoas tem essa habilidade, mas os especialistas não sabem explicar ao certo de onde ela vem.
O menino já desenvolveu o interesse por um compositor bem famoso. “Que você gosta de tocar? Me conta.” “E eu gosto do Beethoven.” Rafael já sabe tocar a Nona Sinfonia de Beethoven, mas só faz isso quando quer. “Eu não quero.”
Outra paixão do menino é o cantor sertanejo Rafa Torres. Depois de postar um vídeo numa rede social, a família recebeu um convite para conhecer o artista. Fato do Rafa ter sentido a minha música para mim significa muito. Muito obrigado por tudo e por me mostrar que estou no caminho certo e que a minha arte tem uma relevância desse tamanho para alguém desse tamanho. O encontro emocionado aconteceu em São Paulo pouco antes de um show.
A família acredita que a evolução de Rafael é fruto da rede de apoio construída pela família, amigos e profissionais que acompanham o menino. Que as limitações impostas pelo autismo vem as piadas de talentos especiais e mostra ainda mais que os pais têm que acreditar no potencial dos seus filhos e buscar fazer o melhor.
Fonte: Menino diagnosticado com autismo surpreende ao falar nove idiomas por Domingo Espetacular