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Frete mínimo versus excesso de peso: uma análise em tabela.


Antes da greve, o preço do frete era de livre negociação e o valor calculado considerava a tonelada transportada, e não todas, em grande parte das cargas. Com a conquista da greve, a tabela de piso mínimo de frete estabelece preços mínimos vinculados ao quilômetro rodado por este carregado. Sendo assim, o velho e conhecido ilegal e praticado excesso de peso nunca foi interessante e fica pior ainda.
Será mesmo para mim compensatório? Porque não? Porque é o valor é o mesmo. Vamos ver o exemplo de um caminhão que roda 500 quilômetros. O piso é de 1 real por quilômetro rodado para cada eixo. A conta é simples, o resultado é de 1.500 reais.
Se este mesmo veículo é para 14 toneladas e, supondo que a carga oferecida é de 16 toneladas, o valor é o mesmo. Compensa você botar peso? O valor é o mesmo. Se anda a mangueira, vai ser a mesma coisa no box.
Não, nunca compensou levar excesso de carga porque danificou o caminhão e um suposto lucro fica na oficina. Se antes ainda havia um ganho imediato por produtividade, hoje nem isso. Não altera em nada porque a cobrança é por este por este por quilômetro rodado. Ele vai receber a mesma coisa, o valor é o mesmo, não muda nada.
Sendo assim, mesmo que a fiscalização seja falha e muitas balanças inoperantes, a melhor decisão é rodar dentro da lei. O excesso de peso é infração média, unidade com multa no valor de R$130, quatro pontos na carteira e a retenção do veículo para o transbordo da carga excedente.
Quem já levou excesso sabe que é só transtorno, risco de acidente porque aumenta o risco está carregando peso a mais, além da wm ti e saíram a descida numa subida, muito risco de acidente.
Além do risco de acidente que gera grande preocupação, o dono do caminhão vai sentir ainda no bolso. Diversas peças podem ser comprometidas na suspensão, os amortecedores, se o carro é equipado com flash de mau feitio mola, o bolsão de ar. Se ele for equipado com isso, o eixo dianteiro, desgaste acentuado no chão inteiro, a barra de direção, o sistema de freio, o desgaste acentuado no tambor de freio, na lona de freio, podendo até perder o freio no sistema de transmissão, caixa de câmbio, a embreagem, o eixo cardã. Hoje, o diferencial, o semi-eixo do diferencial são todos componentes para ser lançado pelo excesso de peso.
O desgaste pode demorar um pouco ou ser rápido, depende da quantidade de excesso de peso, do estilo de direção do motorista e do tipo de terreno que o caminhão normalmente rodava. Você já pegou um peso e sentiu que detonou a coluna, pois é, no caminhão é a mesma coisa.
Aqui nós temos alguns exemplos de peças danificadas pelo excesso de peso. Por exemplo, essa bolsa aqui e fica caro geral para arrumar. Quem faz isso? Custa R$1.600 só a peça e os serviços.
Então, a gente convida o empresário transportador autônomo a pensar: vai aceitar ou recusar as ofertas para burlar a tabela, concordando em receber valores abaixo do piso ou carregar excesso de peso e levar um extra por fora? A decisão que está com você.
O tema tabela de frete mínimo não termina aqui. A gente vai falar sobre outros aspectos desta importante conquista do transportador.
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Fonte: Tabela de frete mínimo x excesso de peso por ProgramaPeNaEstrada