Pular para o conteúdo

Fratura de Clavícula: Causas, Sintomas e Tratamentos com Dr. Frederico Lafraia Lobo


Olá, sou o Feliz Globo! Hoje vamos conversar sobre fraturas de clavícula. Essa é uma lesão comum em atletas, principalmente os que praticam esportes com quedas frequentes, como ciclistas. Porém, antes de entrar em detalhes sobre os tratamentos e complicações, é importante entender a anatomia da clavícula e como o trauma ocorre.
A clavícula é um osso localizado na parte superior do corpo, que conecta o esterno com a escápula. É um osso com formato de S, onde a porção lateral tem uma curva maior e a porção medial é mais reta e fica no interior do corpo. A ligação da clavícula com a escápula é feita por meio de ligamentos, como o ligamento capsular e o ligamento coraco-clavicular. Além disso, a clavícula também é fixada aos músculos, como o trapézio.
O mecanismo mais comum de fratura de clavícula é devido ao peso do braço, que gera uma sobrecarga na região. Esse tipo de fratura é conhecido como fratura por trauma e corresponde a 86% dos casos. Fraturas patológicas são raras, ocorrendo em cerca de um terço dos casos em atletas.
Existem diversas classificações para as fraturas de clavícula, sendo que as mais comuns são as do tipo 2 e tipo 3. O tratamento é definido de acordo com o tipo de fratura, podendo ser conservador ou cirúrgico.
O tratamento conservador é aquele em que a fratura é imobilizada com o uso de um sling por quatro a seis semanas. Nesse tipo de tratamento, não há risco de complicações estruturais, e é indicado para fraturas estáveis. Já o tratamento cirúrgico é indicado em casos de fraturas deslocadas, fraturas expostas, fraturas com comprometimento vascular ou em pacientes que não toleram o tratamento conservador.
É importante ressaltar que o tratamento cirúrgico pode apresentar complicações, como a infecção e a falha na consolidação óssea. Por isso, é fundamental que seja realizado em um ambiente hospitalar adequado e que o paciente seja avaliado individualmente.
Então, se você suspeita que está com uma fratura de clavícula, procure um médico especialista para que ele possa avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento possível.
Fonte: Fratura de Clavícula – Dr. Frederico Lafraia Lobo por e-Ortopedia