Pular para o conteúdo

Fratura da cabeça do rádio: diagnóstico e tratamento com Dr. Renato Bastos


Boicotar muito a taxa
Vamos começar falando hoje sobre a fratura da cabeça do rádio, um osso que está presente na articulação do cotovelo. Escolhemos esse tema porque essa fratura ocorre com certa frequência em nossas clínicas de ortopedia e o tratamento pode variar bastante de acordo com o procedimento que será realizado.
Uma coisa que devemos observar são as estruturas que compõem essa situação. Temos o osso do braço, outro osso chamado ulna e a cabeça do rádio. Esses dois ossos compõem a articulação do cotovelo, que é extremamente importante, pois além de permitir a flexão do braço, também é responsável pelo movimento de rotação do antebraço.
É importante lembrar que essa relação é uma situação muito importante para o nosso corpo e, por isso, o tratamento deve ser focado na restauração completa dessa situação. O tratamento nem sempre permite a mobilização imediata do cotovelo devido à complexidade da articulação.
A evolução dessa fratura pode ser muitas vezes complexa, com limitação funcional e até mesmo dor em várias situações. Por isso, devemos ter em mente que a restauração deve ser perfeita e é imprescindível um detalhado diagnóstico através de exames como raio-x ou ressonância magnética.
Em casos mais graves, pode ser necessário um procedimento cirúrgico com fixação de parafusos, placas ou até prótese da cabeça do rádio para garantir a estabilização da situação.
É importante lembrar que o tratamento conservador também pode ser uma opção, porém, somente em casos em que a fratura seja menos grave e permita a mobilização na articulação. É sempre importante consultar um profissional para avaliar o seu caso.
Na próxima conversa, vamos abordar outras situações relacionadas à ortopedia. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através da nossa página no Facebook.
Fonte: Fratura da cabeça do rádio: o que fazer? – com Dr. Renato Bastos por Clínica Ortopédica Orto Center