Pular para o conteúdo

Formas de contágio e tratamento da conjuntivite


De volta para falar sobre conjuntivite, isso porque estava em surto da doença no nosso estado. A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva causadas por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntivite viral é altamente contagiosa e, apesar de não ser grave, provoca muito incômodo. A secreção da conjuntivite viral é mais interessada em pequena quantidade e demora de 15 a 20 dias para desaparecer.
Já a secreção da conjuntivite bacteriana é mais amarelada e abundante, demora de cinco a sete dias para desaparecer com o tratamento adequado. E você não sabe como prevenir e tratar a conjuntivite. O uso do álcool gel ou a lavagem frequente das mãos são medidas importantes para a prevenção, pois a conjuntivite é transmitida pelo contato.
Em qualquer lugar da cidade que você chegar, todo mundo está comentando sobre surtos de virose, seja ela respiratória, estomacal, intestinal ou conjuntivite, que é comumente vista e pode ser causada por vírus. Em Fortaleza, várias pessoas estão tendo surto de conjuntivite.
Se você está tendo um surto de conjuntivite, como você falou, existem vários tipos de conjuntivite e principalmente viral e bacteriana. Para reconhecê-las e saber como tratá-las, é importante procurar um oftalmologista. O tratamento pode variar de acordo com o tipo de conjuntivite, mas uma medida importante é evitar o contato para não transmitir a doença para outras pessoas.
A mudança de clima, como chuva e sol, é um dos fatores que geram surtos de conjuntivite. Agora, se o indivíduo tem conjuntivite, é importante ficar em casa e ter consciência de que pode transmitir a doença para outras pessoas. Tanto a conjuntivite viral como a bacteriana podem ser transmitidas pelo contato.
Para o tratamento, existem antibióticos para a conjuntivite bacteriana e um tratamento mais paliativo para a conjuntivite viral. As crianças pequenas precisam ter mais cuidado e atenção no tratamento. Alguns casos também podem deixar sequela, que devem ser tratados depois. O acompanhamento médico é fundamental para o tratamento adequado.
Para finalizar, é importante ficar atento aos sintomas e procurar o tratamento adequado. Se puder, evite o contato para não transmitir a doença para outras pessoas. E, claro, lave as mãos frequentemente e use álcool gel para prevenir a conjuntivite e outras doenças.
Fonte: Conjuntivite tratamento e formas de contágio por PROGRAMA CHECK UP