Pular para o conteúdo

Formação de cálculos na vesícula.

Cálculos na Vesícula

Meus amigos internautas, toda hora me deparo com pessoas perguntando o que fazer em relação a cálculos na vesícula. A vesícula é uma estrutura sacular que fica acoplada ao fígado. Tem como função receber a bile que o fígado produz e concentrar um pouco da água desta bile, que fica guardada na vesícula. Quando a pessoa ingere alguma comida, a comida chega lá no final do estômago e começo do intestino. A vesícula contraí-se e joga bile lá no aparelho digestivo, a fim de facilitar a mistura da bile na comida para fazer a digestão.

Nesse local, às vezes é muito difícil explicar exatamente por que nesse saquinho chamado vesícula formam-se pedras (cálculos, concreções). Se você pegar uma pedra desigual na mão, é uma pedra cada uma um pouco mais consistente, menos consistente, maiores, menores, pedrinhas de 0,2-0,3 centímetros de diâmetro até cálculos maiores.

Então, por que se formam cálculos na vesícula? É a chamada bilirrubina ictérica (bibli com tendência à formação de cálculos). Ninguém sabe explicar exatamente por que se forma um cálculo na vesícula. O que se sabe é que tem gente que tem essa tendência. Às vezes tem uma tendência familiar, não é bem comprovada, mas têm famílias que todo mundo tem pedra na vesícula e quando de pedra na vesícula com pedrinha pequena.

Isso pode levar à inflamação da vesícula ou até inflamação no pâncreas chamada pancreatite. Pode entupir o canal que vai da vesícula para o intestino chamado colédoco. Situações que merecem atenção. Às vezes graves e uma porcentagem muito pequena a vesícula com cálculos têm uma maior chance de desenvolver câncer. Físico é real, mas é uma porcentagem extremamente pequena e é por isso quem tem pedras na vesícula tem que retirar a vesícula.

Um grande número de vezes, eu vou dar só uma dica sobre a regra dos quatro F’s. São as quatro coisas em inglês, mas vou falar em português, que aumenta a incidência de pedras na vesícula:

  • Sexo feminino – a mulher tem mais pedras na vesícula que o homem
  • Mulheres com mais de 40 anos – a mulher com mais de 40 anos têm mais chance de pedras na vesícula
  • Mulheres com sobrepeso – a mulher mais de 40 anos com peso acima do normal tem mais chance de pedras na vesícula
  • Mulheres com múltiplas gravidezes – mulheres férteis

Então, a regra dos quatro é difícil falar em português: 40 anos, feminina, acima do peso e fértil. São os quatro tipos de seres humanos que têm maior chance de ter pedra na vesícula.

Como fazer para evitar pedra na vesícula ninguém sabe. E quando tem, tem que operar. Tem situações que têm que operar para prevenir problemas ou mesmo operar quando a pedra está no canal levando a infecção e inflamação. Isso necessita cirurgia. Então, é esse: quando se tira a vesícula, o ser humano vive normalmente porque ele se adapta à ausência da vesícula e não vai trazer nenhum grande problema a falta de vesícula no corpo.

Fonte: Saúde: entenda como se formam cálculos na vesícula por Jovem Pan News