Pular para o conteúdo

Fissura labiopalatal – Causas e tratamento.

Fissura Lábio Palatal

A fissura lábio palatal é uma abertura no lábio e/ou no maxilar superior. De acordo com a definição médica, é uma esquisitice que significa abertura em grego. Aproximadamente um ou dois bebês em cada mil nascidos apresentam essa condição, que pode ter diferentes tipos de fissuras: apenas uma fenda no lábio superior, apenas uma fenda no palato, ou uma fenda no lábio superior e no palato.

Durante a gravidez, o lábio superior e o palato se desenvolvem separadamente de cada lado da cabeça. À medida que o bebê se desenvolve, os terceiros crescem em direção um do outro, acabando por se juntar no meio. No caso da fissura lábio palatal, a abertura ocorre porque os tecidos não se juntam. Não se sabe a razão exata pela qual isso acontece, mas fatores genéticos podem estar na origem do acontecimento.

Uma criança com uma fissura lábio palatal pode vir a ter problemas graves. No caso da fenda no palato, os problemas são mais graves do que com uma fissura no lábio. Muitos problemas ocorrem porque a boca e o nariz estão ligados pela fissura. Alguns exemplos são: dificuldades em falar, alterações na fala, maior suscetibilidade a resfriados e infecções frequentes no ouvido.

A fissura lábio palatal é corrigida através da cirurgia. A cirurgia que permite reparar a fissura do lado superior pode ser feita a partir dos três meses de idade. A cirurgia para reparar a fissura palatina ocorre muitas vezes quando a criança tem entre seis e 15 meses. Uma equipe de médicos especialistas, denominado equipes quizzes, trabalha em conjunto para tratar a fissura lábio palatal. Por exemplo, além do cirurgião dentista e do cirurgião plástico, também há um terapeuta da fala que apoia a criança e um ortodontista que alinha os dentes.

Uma criança com uma fissura lábio palatal precisa de controles regulares no dentista até a idade adulta, pois as crianças com a fissura labiopalatal são mais propensas a ter infecções no ouvido. É frequente um otorrinolaringologista fazer parte da equipe para obter melhores resultados. Uma cirurgia pode ser necessária na idade adulta.

As pessoas à volta da criança podem ter respostas diferentes para uma criança com uma fissura lábio palatal. Por vezes, é tão difícil tanto para crianças como para os pais. Ajuda muito se explicar o que está realmente a acontecer e mostrar abertura para isso. Um psicólogo poderá ser uma grande ajuda nesse sentido.

Resumo

  • A fissura lábio palatal é uma abertura no lábio e/ou no maxilar superior.
  • Aproximadamente um ou dois bebês em cada mil nascidos apresentam essa condição.
  • A fissura lábio palatal pode ter diferentes tipos de fissuras.
  • A causa exata não é conhecida, mas fatores genéticos podem estar envolvidos.
  • A cirurgia é a forma de correção mais comum.
  • Uma equipe de médicos especialistas trabalha em conjunto para tratar a fissura lábio palatal.
  • Uma criança com uma fissura lábio palatal precisa de controles regulares no dentista até a idade adulta.
  • As pessoas à volta da criança podem ter respostas diferentes para a condição.
  • Um psicólogo pode ser uma grande ajuda para a criança e seus pais.

Fonte: Fissura Labiopalatal – Causa e tratamento por televisaosaude