Pular para o conteúdo

Fever and Abdominal Pain: Clinical Case


Bem-vindos à sucessão de casos clínicos do Portal É de Média. Vamos conversar um pouco sobre o caso que vocês acabaram de ver no início do 1º vídeo.
O caso trata de uma paciente feminina de 50 anos que chegou com uma dor abdominal mal delimitada e febre baixa. Com o tempo, a dor evoluiu para um padrão somático e localizou-se na região do quadrante interior direito.
No entanto, há outros diagnósticos possíveis para esse tipo de dor, como Crohn, doença inflamatória pélvica e pielonefrite atípica. É importante também considerar possíveis complicações a partir do abdômen cirúrgico.
A paciente apresentou sinais de resposta inflamatória sistêmica, o que indica um processo infeccioso bacteriano agudo. É necessário monitorar a função renal e ajustar o antibiótico de acordo com os parâmetros do paciente.
A tomografia foi útil para confirmar a presença de um processo inflamatório na região do intestino, sugerindo uma perfuração e formação de abscesso. A drenagem do abscesso foi realizada percutaneamente e, em seguida, a paciente passou pela apendicectomia.
No uso de antibióticos, é importante tratar anaeróbios e bacilos negativos, utilizando medicamentos como metronidazol ou clindamicina. Antibióticos de espectro mais amplo devem ser guardados para pacientes hospitalares com espectro necessário.
Assim, é importante acompanhar as matérias e discussões do portal e tirar dúvidas com os profissionais da saúde.
Fonte: Caso clínico: paciente com febre e dor abdominal por PEBMED