Pular para o conteúdo

Fenótipo Ampliado do Autismo: Conceito e Características

Entendendo o fenótipo ampliado do autismo

No vídeo abaixo, o psicólogo Fábio Coelho fala sobre um assunto muito importante para quem trabalha com autismo ou tem curiosidade sobre o tema: o Fenótipo Ampliado do Autismo. Trata-se de uma condição muito comum, mas pouco disseminada, que é muito importante de ser compreendida. O fenótipo ampliado do autismo refere-se às características do espectro autista que estão presentes em pessoas que não preenchem os critérios diagnósticos, mas apresentam algumas características do autismo.

O autismo é uma condição do espectro autista que é causada por uma forte base genética e hereditariedade. Estudos mostram que irmãos e pais de crianças com autismo têm uma suscetibilidade genética que os tornam mais propensos a ter traços de autismo. Esses traços são o que é conhecido como o fenótipo ampliado do autismo.

As características do fenótipo ampliado podem incluir dificuldades na compreensão da linguagem e na interação social, menor motivação para a interação social, rigidez nas tomadas de decisões, hiperfoco em algumas áreas e ansiedade acima da média. Essas características podem gerar desconforto e ansiedade em diferentes ambientes da vida da pessoa.

É muito importante que pessoas que se identificam com algumas dessas características participem de uma avaliação profissional, a fim de saber se preenchem ou não os critérios para diagnóstico de autismo. É importante que as pessoas cuidem de si e busquem evoluir enquanto seres humanos. A busca pelo autoconhecimento, acompanhamento psicológico e psicoterapêutico pode ajudar a promover qualidade de vida, bem-estar e reduzir sintomas e sinais.

Se você é um adulto, pai ou mãe que se identificou com alguns dos sinais, há um vídeo que pode ajudar bastante: o diagnóstico em adultos. Neste vídeo, Fábio Coelho fala sobre como é feito o diagnóstico e tratamento em adultos.

Conclusão

O fenótipo ampliado do autismo é uma condição muito comum, mas pouco compreendida. É importante que as pessoas busquem a avaliação profissional para entender se preenchem ou não os critérios para diagnóstico de autismo. Busque sempre a promoção de qualidade de vida e bem-estar para as pessoas que se identificam com algumas dessas características. Compartilhe este vídeo e ajude a disseminar esta informação.

Fonte: Tudo sobre o Fenótipo Ampliado do Autismo por Academia do Autismo